Internacional

O Governo está reiniciando uma força-tarefa para trazer de volta mais 78 pessoas de Gaza


O Governo está reiniciando uma força-tarefa para trazer de volta mais 78 pessoas de Gaza
(Foto Reprodução da Internet)

O governo federal vai fazer novamente uma equipe de diferentes ministérios para prestar ajuda aos brasileiros e palestinos que estão voltando de Faixa de Gaza. Esse é o segundo grupo que está retornando e eles vão receber suporte do governo nos próximos dias.

O avião KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) saiu do Rio de Janeiro às 5h08 deste sábado (9) com destino ao Cairo, capital do Egito. Ele vai resgatar 78 brasileiros e seus familiares que receberam permissão para deixar a Faixa de Gaza.

Continua depois da publicidade

A operação é coordenada pela Secretaria Nacional de Justiça, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e conta com atuação dos ministérios do Desenvolvimento Social, das Relações Exteriores, da Defesa e da Saúde.

Os repatriados receberão do governo brasileiro documentos que permitirão a regularização da sua situação migratória, serão atendidos em relação à saúde, incluindo a atualização de vacinas, receberão apoio de assistentes sociais e psicólogos, e serão acolhidos em abrigos.

Continua depois da publicidade

Um grupo de 78 pessoas está esperando autorização para atravessar a fronteira entre Rafah, no sul da Faixa de Gaza, e o Egito. Israel rejeitou 24 nomes da nova lista.

O primeiro grupo que chegou ao Brasil no dia 14 de novembro reunia 32 brasileiros e dez parentes palestinos foram repatriados pelo governo brasileiro.

Desde então, o governo expandiu as regras para adicionar nomes na lista de repatriação. Na primeira, apenas os cônjuges e filhos eram incluídos. Na segunda, os avós e irmãos mais velhos também foram incluídos, fazendo com que haja mais palestinos do que brasileiros na lista.

A missão de repatriação trouxe ao Brasil 1.462 brasileiros, 11 palestinos, três bolivianas e uma jordaniana.

O décimo primeiro voo de repatriação de brasileiros que estão na zona de guerra, operado pela Força Aérea Brasileira, acontecerá assim que houver a autorização para que o grupo cruze a fronteira com o Egito.

A aeronave KC-30 sairá da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, com destino ao Aeroporto Internacional de Cairo.

O avião da FAB levará aproximadamente 11 toneladas de alimentos que não estragam, que foram doados pelo governo, para ajudar as pessoas que precisam.

O Brasil enviou um total de 40 purificadores de água, que conseguem tratar mais de 220 mil litros por dia. Além disso, enviou também kits com remédios e equipamentos médicos para atender até 6 mil pessoas durante um mês, e 1,5 tonelada de alimentos.


🔥 Recomendado para voçê 🔥