O governo Lula avalia a possibilidade de entrar com uma ação judicial nos EUA em apoio a Alexandre de Moraes
O Supremo Tribunal Federal espera que a resposta à sanção imposta por Trump seja coordenada pela Advocacia-Geral da União e pelo Ministério das Relações…
O governo Lula (PT) avalia acionar o Judiciário dos Estados Unidos em apoio ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após as sanções impostas pelo ex-presidente Donald Trump. Estão sendo consideradas opções como a contratação de um escritório de advocacia americano para defender o ministro. Os ministros do STF esperam uma coordenação da resposta à sanção de Trump pelo governo brasileiro, com o uso dos recursos da Advocacia-Geral da União (AGU) e do Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty. A AGU pode questionar a decisão de Trump por meio de uma ação judicial nos Estados Unidos.
Os membros da corte consideram a punição como uma tentativa de interferência no Judiciário brasileiro, sobretudo em um momento delicado, com a proximidade do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. O governo Lula ressalta que a soberania do Brasil não está em xeque, e os juízes acreditam que as sanções americanas não afetarão o processo referente à tentativa de golpe.
Os ministros do STF estão avaliando as implicações da aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes, que se refere a sérias violações de direitos humanos e visa o congelamento de ativos de indivíduos alvo da lei. O uso dessa legislação contra um cidadão brasileiro é um fato sem precedentes. A sanção foi divulgada pelo Tesouro dos EUA, que incluiu Moraes na lista da Ofac, resultando no congelamento de seus bens no país e na possibilidade de restrições a transações financeiras em dólares.
Leia também:
Governo solicita novo adiamento da votação da LDO devido a impasse sobre orçamento e cortes
Defesa de Zambelli promove manifestações em Roma após Justiça da Itália negar liberdade
Haddad defende política fiscal e critica ‘bolsa-empresário’ para reduzir déficit público
Reportagem elaborada com a ajuda de inteligência artificial.
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)