A correção nominal estabelece um aumento de 7,98% em relação ao teto vigente, conforme as diretrizes do arcabouço fiscal.
O orçamento do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estabelece um limite de R$ 2,34 trilhões para 2026. Esse valor contempla o crescimento anual de 7,89% nas despesas. A aplicação se restringe aos gastos do Poder Executivo.
A variação foi divulgada nesta quarta-feira (30.jul.2025) pelo subsecretário de Planejamento Estratégico da Política Fiscal do Tesouro, David Athayde.
Athayde afirmou que o cálculo é uma estimativa e pode variar devido a alterações metodológicas, como debates legislativos que impactam as expectativas de arrecadação.
A alocação para o Poder Judiciário e o Poder Legislativo totaliza 2,427 trilhões de reais.
O novo arcabouço fiscal estabelece que os gastos públicos do exercício anterior não podem exceder 70% do aumento efetivo das receitas nos doze meses encerrados em junho do ano imediatamente anterior.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!