O governo ucraniano deteve mais de 49 mil indivíduos que buscaram sair do país a partir do início do conflito
Homens com idade entre 18 e 60 anos são impedidos de deixar o país, com exceção de situações específicas.

O serviço de guarda de fronteira informou que mais de 49 mil pessoas foram detidas na Ucrânia por tentarem deixar o país ilegalmente desde a imposição da lei marcial em 2022, em decorrência da invasão russa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ucranianos entre 18 e 60 anos estão proibidos de deixar o país, exceto em situações excepcionais. Assim, indivíduos que tentam escapar da mobilização militar atravessam a fronteira de forma ilegal, muitas vezes colocando suas vidas em risco.
A AFP relata que, desde 24 de fevereiro de 2022, cerca de 45.000 cidadãos ucranianos, homens com idade entre 18 e 60 anos, foram detidos pela Guarda Nacional de Fronteira, segundo o porta-voz Andri Demchenko.
LEIA TAMBÉM:
● Ex-presidente da Colômbia é condenado a 12 anos de prisão, em processo criticado pelos EUA
● Ex-ator adulto nomeado ministro da Petróleo na Colômbia
● Congresso de El Salvador autoriza a reeleição indefinida para o cargo de presidente
Mais de 3.990 indivíduos também foram apreendidos por tentar atravessar a fronteira por postos de passagem oficiais, utilizando “documentos falsos”, declarou a fonte.
A grande parte dos ucranianos que buscam escapar faz isso pela região oeste da Transcarpática, uma área montanhosa e florestal que faz fronteira com a Romênia e a Hungria, amplamente conhecida por diversas atividades de contrabando.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte: Carta Capital