Ameaça ocorreu mesmo com um acordo de fim de combate estabelecido em maio entre os rebeldes do Iêmen e o governo dos Estados Unidos.
Os rebeldes houthis do Iêmen ameaçaram, neste sábado (21), atacar navios dos Estados Unidos no Mar Vermelho caso Washington participe de uma ofensiva militar contra o Irã, aliado do grupo. A ameaça foi feita apesar de um acordo de cessar-fogo firmado em maio com os norte-americanos. “Se os Estados Unidos se envolverem em um ataque contra o Irã ao lado do inimigo israelense, as forças armadas houthi atacarão seus navios e embarcações de guerra no Mar Vermelho”, declarou o porta-voz militar Yahya Sari, em vídeo divulgado pelo grupo.
Israel e Irã estão em guerra desde 13 de junho. O presidente dos EUA, Donald Trump, declarou que deve decidir nas próximas duas semanas se o país apoiará os bombardeios israelenses. Com o apoio do Irã, os houthis já lançaram dezenas de ataques com mísseis e drones contra Israel desde o início da guerra na Faixa de Gaza, em 7 de outubro de 2023. O grupo também atacou embarcações ligadas a Israel e aos EUA na área do Iêmen antes do cessar-fogo.
De acordo com Yahya Sari, Israel almeja um “controle total” da região com o auxílio dos EUA e busca eliminar o Irã, visto como o principal impedimento a essa meta. “Qualquer ataque dos Estados Unidos em apoio a Israel contra o Irã não será ignorado”, declarou o porta-voz.
Com informações da AFP Publicado por Felipe Cerqueira
Ministro da Defesa de Israel justifica ataques ao Irã na ONU. Analise como o relacionamento entre Israel e Irã se agravou após a Revolução Islâmica de 1979.
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!