O grupo Houthis afirma que atacará embarcações americanas no Mar Vermelho caso o Irã decida intervir
Ameaça ocorreu mesmo com um acordo de fim de combate estabelecido em maio entre os rebeldes do Iêmen e o governo dos Estados Unidos.

Os rebeldes houthis do Iêmen ameaçaram, neste sábado (21), atacar navios dos Estados Unidos no Mar Vermelho caso Washington participe de uma ofensiva militar contra o Irã, aliado do grupo. A ameaça foi feita apesar de um acordo de cessar-fogo firmado em maio com os norte-americanos. “Se os Estados Unidos se envolverem em um ataque contra o Irã ao lado do inimigo israelense, as forças armadas houthi atacarão seus navios e embarcações de guerra no Mar Vermelho”, declarou o porta-voz militar Yahya Sari, em vídeo divulgado pelo grupo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Israel e Irã estão em guerra desde 13 de junho. O presidente dos EUA, Donald Trump, declarou que deve decidir nas próximas duas semanas se o país apoiará os bombardeios israelenses. Com o apoio do Irã, os houthis já lançaram dezenas de ataques com mísseis e drones contra Israel desde o início da guerra na Faixa de Gaza, em 7 de outubro de 2023. O grupo também atacou embarcações ligadas a Israel e aos EUA na área do Iêmen antes do cessar-fogo.
De acordo com Yahya Sari, Israel almeja um “controle total” da região com o auxílio dos EUA e busca eliminar o Irã, visto como o principal impedimento a essa meta. “Qualquer ataque dos Estados Unidos em apoio a Israel contra o Irã não será ignorado”, declarou o porta-voz.
LEIA TAMBÉM:
● Putin afirma que a reunião com Trump deve acontecer na próxima semana e rejeita encontro com Zelensky
● Trump solicita demissão do diretor executivo da fabricante de chips Intel
● Identifique os sete países que lideram a produção global de plástico
Com informações da AFP Publicado por Felipe Cerqueira
Ministro da Defesa de Israel justifica ataques ao Irã na ONU. Analise como o relacionamento entre Israel e Irã se agravou após a Revolução Islâmica de 1979.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Jovem Pan