Brasil

O horário de verão no Brasil não é considerado para retomada pelo Governo Lula.


O horário de verão no Brasil não é considerado para retomada pelo Governo Lula.
(Foto Reprodução da Internet)

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou, nesta quarta-feira (27), que o horário de verão só será reestabelecido no Brasil caso existam evidências de que há necessidade de suprimento do setor elétrico.

“Como o setor elétrico é sensível e dependente do índice pluviométrico, é importante que sempre nos mantenhamos atentos à possibilidade de chuva, apesar da ciência já fornecer referências. O horário de verão só será implementado se houver evidências de necessidade no suprimento de energia elétrica no Brasil. Até o momento, não existem indícios nesse sentido”, explicou Silveira.

“Nós estamos no melhor momento dos últimos 10 anos nos reservatórios. Existe uma questão grave pluviométrica do norte do país que causa impacto sociais gravíssimos, em especial nos municípios do Amazonas, que está sendo tratado pelas áreas devidas pelo ministro Valdez [Góes, ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional] e pelo Ministério da Defesa, socorrendo a população daquela região”, prosseguiu.

Depois de vencer o pleito de 2022, o chefe de estado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciou uma pesquisa no X (antes conhecido como Twitter), indagando a seus adeptos se eles aprovam ou não a reaplicação do referido dispositivo.

Com mais de 2 milhões de votos, o “sim” ganhou com 66,2%.

Que tal o retorno do horário de verão? O que vocês pensam sobre isso? A opinião da população é consultada pelo Governo.

instaurado na década de 1930 pelo ex-presidente Getúlio Vargas, o horário de verão foi extinto no primeiro ano de governo de Jair Bolsonaro (PL), em 2019.

Lula não mencionou se o retorno do horário era uma proposta durante a campanha.


🔥 Recomendado para voçê 🔥