O INSS é alvo de nova operação de combate a fraudes

O foco é um agente financeiro vinculado a uma das entidades sob investigação.

14/05/2025 10h17

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

A Polícia Federal realizou nesta quarta-feira, 14, a segunda fase da Operação Sem Desconto, que revelou um esquema de fraudes envolvendo o desvio de 6 bilhões de reais de aposentados e pensionistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Polícia Federal apura a atuação de um operador financeiro vinculado a uma das entidades investigadas. Ele teria adquirido veículos de alto valor utilizando recursos provenientes da fraude.

A Polícia Federal não revelou o nome do envolvido. De acordo com a G1, o alvo é Cícero Marcelino de Souza Santos, apontado como assessor do presidente da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (Conafer), Carlos Roberto Ferreira Lopes. Santos não pôde ser encontrado para prestar esclarecimentos.

Leia também:

Os pesquisadores indicaram que a organização funcionaria como um elo para auxiliar agricultores no acesso aos benefícios previdenciários. Em seu site, a confederação divulga o Programa +Previdência Brasil, que, em princípio, visava a educação previdenciária dos seus associados por meio de cursos e outras ações.

Após a primeira fase da operação, Ferreira Lopes declarou observar o desenvolvimento do inquérito com tranquilidade, confiando no sistema judiciário, e informou que a arrecadação do INSS “constitui apenas 11% do total da entidade”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Operação Desconto, iniciada em 23 de abril, provocou a demissão do então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e de outros integrantes da alta cúpula da instituição. A crise aberta no governo decorrente da operação também levou à queda de Carlos Lupi no Ministério da Previdência, que foi substituído por Wolney Queiroz.

Fonte: Carta Capital

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.