Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Saúde
  3. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que 14,4 milhões de brasileiros possuem alguma deficiência

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que 14,4 milhões de brasileiros possuem alguma deficiência

Os dados iniciais do Censo de 2022 indicam que a quantidade de mulheres com deficiência era superior à de homens nessa condição.

Por: Redação ZéNewsAi

23/05/2025 17:51

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Em 2022, o Brasil contabilizou 14,4 milhões de pessoas com deficiência, conforme dados preliminares do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentados nesta terça-feira (23). Essa cifra representa 7,3% da população de 198,3 milhões de pessoas com idade igual ou superior a dois anos.

Os resultados preliminares da amostra do Censo Demográfico 2022 indicaram que idosos com 60 anos ou mais constituíam 45,4% das pessoas com deficiência, ao passo que na população sem deficiência essa proporção era de 14%.

Adicionalmente, o número de mulheres com deficiência (8,3 milhões) era superior ao de homens (6,1 milhões). Em todas as Regiões Metropolitanas do país, o público feminino com deficiência era maior do que o masculino, o que pode ser atribuído à maior expectativa de vida das mulheres na população brasileira.

Leia também:

Agonistas GLP-1: Avanços, Desinformação e a Importância do Autocuidado em 2025

Agonistas GLP-1: Avanços, Desinformação e a Importância do Autocuidado em 2025

Ministério da Saúde lança vacina contra VSR: Proteção para gestantes e bebês em todo o Brasil!

Ministério da Saúde lança vacina contra VSR: Proteção para gestantes e bebês em todo o Brasil!

Menopausa Precoce Após Câncer: Desafios e Empoderamento da Mulher

Menopausa Precoce Após Câncer: Desafios e Empoderamento da Mulher

Em nove estados da região Nordeste, as taxas de pessoas com deficiência ultrapassaram a média nacional (7,3%). Alagoas apresentou a maior proporção de pessoas com deficiência do país (9,6%) em sua população, seguido por Piauí (9,3%), Ceará e Pernambuco (ambos com 8,9%).

Fora do Nordeste, o Rio de Janeiro apresentou a maior porcentagem (7,4%). Já as menores taxas de pessoas com deficiência foram identificadas em Roraima (5,6%), Mato Grosso (5,7%) e Santa Catarina (6,0%).

Apesar de ainda não ser possível determinar através dos dados do Censo 2022, a relação da incidência de deficiência com a renda, há estudos que identificam uma correlação entre a prevalência da deficiência com menor acesso a serviços básicos, educação, saúde e qualidade de vida em geral, observa Luciana dos Santos, analista do IBGE.

Na região Nordeste, historicamente caracterizada por baixos índices de desenvolvimento humano, a vulnerabilidade a situações que causam deficiências, como má nutrição e falta de acesso à saúde, é maior. A elevada incidência de deficiências nessa região reflete as desigualdades sociais e econômicas existentes.

Segundo as categorias de cor ou etnia, o Censo 2022 revelou que a população com deficiência no Brasil se identificava majoritariamente como parda (6,4 milhões) ou branca (6,1 milhões). Seguiam-nas pessoas pretas com deficiência, em torno de 1,8 milhão; indígenas (considerando apenas o critério de cor ou etnia) com 78 mil; e amarelas, com 55 mil.

A principal dificuldade era a baixa visão.

No conjunto das pessoas com deficiência, a principal dificuldade funcional identificada foi a baixa visão, mesmo com o uso de óculos ou lentes de contato, afetando aproximadamente 7,9 milhões de indivíduos. Em segundo lugar, destacou-se a dificuldade para caminhar ou subir escadas, com cerca de 5,2 milhões de pessoas apresentando essa condição.

A dificuldade funcional relacionada à destreza manual (como pegar pequenos objetos ou abrir e fechar tampas) e a dificuldade funcional relativa às funções mentais (com efeitos sobre a comunicação, cuidados pessoais, trabalho ou estudo) atingiam, cada uma, 2,7 milhões de pessoas. Já a dificuldade para ouvir, mesmo com o uso de aparelhos auditivos, atingia 2,6 milhões de pessoas.

Aproximadamente 2,0% da população do país com 2 anos ou mais apresentava duas ou mais dificuldades funcionais. Dentre as maiores regiões, o maior percentual (2,4%) de pessoas com deficiência com duas ou mais dificuldades funcionais constava do Nordeste.

Teste do pezinho ampliado identifica mais de 50 imunodeficiências.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
BrasilCenso 2022deficiênciaIBGEpopulação com deficiência
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Brasil

Brasil registra queda histórica na natalidade: dados alarmantes do IBGE em 2024!

10/12/2025 10:03 | 1 min de leitura

● Leonardo e Band em Luto: Morte de Assessora-Chave de Leonardo Dias

10/12/2025 9:37 | 1 min de leitura

● Haddad Comenta Aprovação de Lei Severa Contra Devedores Contumazes em 2025

10/12/2025 10:00 | 1 min de leitura

● Shadow AI: Crescimento Preocupante da Inteligência Artificial Paralela no Brasil e no Mundo!

10/12/2025 9:34 | 2 min de leitura

● ABComm Projeta Faturamento de R$ 224,7 Bi no Natal, Impulsionado por E-commerce e IA

10/12/2025 10:04 | 3 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!