O Irã executa um agente secreto de Israel, de acordo com a mídia do estado
16/12/2023 às 5h45
Um agente do Mossad, serviço de inteligência de Israel, foi morto neste sábado (16) na província de Sistan-Baluchistan, no sudeste do Irã, segundo a agência de notícias oficial IRNA.
“Esta pessoa comunicou-se com serviços estrangeiros, incluindo a Mossad, recolhendo informações confidenciais e, com a participação de associados, forneceu documentos a serviços estrangeiros, incluindo a Mossad”, afirmou.
O jornal não revelou o nome da pessoa, mas disse que ela compartilhou informações confidenciais com um oficial do Mossad para fins de propaganda contra a República Islâmica. No entanto, o jornal não informou o local onde ocorreu essa suposta transferência.
Não ficou claro quando a pessoa foi presa, mas a IRNA disse que um recurso foi rejeitado.
A execução, que ocorreu em uma prisão de Zahedan, no Sistão-Baluchistão, ocorreu um dia depois de militantes Baluch terem atacado uma esquadra da polícia na província, matando 11 seguranças e ferindo vários outros.
Leia também:
BC Alerta: Exposição de Dados Afeta 8 Mil Chaves Pix do BTG Pactual
Bukele afirma que resultados das eleições marcam história e sugere um partido único
Mais de 900 mil pessoas na Califórnia estão sem energia devido a inundações
No sábado, aconteceu um funeral oficial para homens em Rask, onde ocorreu o ataque. Dois membros do grupo Jaish al-Adl também morreram na briga que aconteceu depois.
A empobrecida província de Sistão-Baluchistão, que faz fronteira com o Afeganistão e o Paquistão, é há muito tempo palco de confrontos frequentes entre forças de segurança e grupos sunitas.
A maioria das pessoas na província são muçulmanas sunitas, que é diferente da religião xiita seguida pela maioria dos iranianos.