O Irã vincula as negociações com os EUA à responsabilização por ataques a instalações nucleares

Esmail Baqai, porta-voz do ministério das Relações Exteriores, argumentou que a República Islâmica demandará “reparação dos Estados Unidos por sua agres…

04/08/2025 10h18

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O Irã deseja que os Estados Unidos assumam a responsabilidade pelos ataques de junho contra as instalações nucleares do país como condição para futuras negociações, ao mesmo tempo em que rejeita conversas diretas com Washington. Os Estados Unidos atacaram diversas instalações nucleares do Irã em 22 de junho, no contexto da guerra iniciada por Israel e que encerrou os recentes contatos sobre o programa nuclear do Irã. “Em qualquer possível negociação (…) a questão de responsabilizar os Estados Unidos e exigir uma compensação por cometer uma agressão militar contra as instalações nucleares pacíficas do Irã estará em pauta”, declarou nesta segunda-feira (4) o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Esmail Baqai.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao ser questionado sobre a possibilidade de diálogos diretos com os Estados Unidos, respondeu: “Não”. Em junho, Israel lançou um ataque sem precedentes contra instalações nucleares e militares iranianas, além de atingir áreas residenciais durante 12 dias de conflito, ao qual as forças americanas se uniu com ataques a instalações nucleares em Fordo, Isfahan e Natanz. Os combates interromperam as negociações iniciadas em abril entre Teerã e Washington, as conversas mais importantes desde que os Estados Unidos abandonaram um acordo histórico sobre as atividades nucleares do Irã em 2018.

Com informações da AFP.

LEIA TAMBÉM:

Fonte por: Jovem Pan

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.