O Jeep Avenger é um dos carros mais aguardados pela Stellantis no Brasil. O modelo será fabricado na unidade de Porto Real (RJ) e terá posicionamento abaixo do Renegade. Contudo, o carro já é realidade na Europa e recentemente foi incluído na frota de viaturas dos Carabinieri. A primeira grande missão do modelo foi o funeral do papa Francisco.
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A viatura é da versão elétrica do SUV compacto, enquanto no Brasil, teremos a versão híbrida-leve. A inclusão do Avenger na frota policial faz parte de um contrato maior firmado pelo governo italiano com a Stellantis. O início das entregas começou em 16 de abril, cinco dias antes do falecimento do papa Francisco.
De um total de 176 unidades inicialmente adquiridas, 46 foram destinadas à capital Roma para atuação durante o Jubileu da Igreja Católica em 2025, e as demais atenderam a outras cidades italianas sujeitas a restrições ambientais mais rigorosas.
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A versão para os Carabinieri é equipada com motor elétrico de 400V, que produz 156 cv de potência e 260 Nm de torque. A autonomia é de até 400 km no ciclo WLTP, podendo atingir 550 km em trajetos urbanos, o que o torna viável para patrulhamento em centros históricos e áreas de baixa emissão.
Com dimensões de 4,08 metros de comprimento e um raio de giro de 10,5 metros, o Avenger preserva características marcantes da Jeep, como os sistemas Selec-Terrain® e Hill Descent Control, que otimizam o desempenho em terrenos acidentados – ainda que seu uso principal seja em ambientes urbanos. Durante sua estadia no Brasil, o Papa Francisco utilizou um produto da Stellantis, especificamente o Fiat Idea.
No Brasil, o Avenger será lançado em 2026, sendo exclusivamente na versão híbrida, e não na versão totalmente elétrica empregada pela Polícia Militar. Inicialmente, a produção do modelo ocorreria na unidade de Betim (MG), contudo, a Stellantis optou por concentrar a fabricação nacional do SUV em Porto Real (RJ).
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A alteração faz parte de um ciclo de investimentos de R$ 3 bilhões, programado entre 2025 e 2028, visando transformar a unidade fluminense em um centro multimarcas.
Na Europa, o Avenger é comercializado com diferentes motorizações. Além da versão elétrica de 156 cv, há a configuração a combustão, que utiliza o motor 1.2 GSE turbo de 100 cv, e a nova híbrida 4xe, que combina motor a combustão e elétrico para alcançar 134 cv. No Brasil, deverá ser associado ao sistema Bio-Hybrid com motor 1.0 Turbo e um elétrico com 130 cv.
O modelo se destaca pelas dimensões compactas: possui entre-eixos de 2,56 m e oferece versatilidade para o uso diário. Seu porta-malas tem capacidade de 355 litros e o vão livre do solo, de 20,1 cm, conferem alguma aptidão para enfrentar terrenos irregulares.
O Avenger incorpora painel digital de 10,2 polegadas e central multimídia compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, atendendo às exigências de conectividade do segmento. Apesar do design robusto e ângulos de ataque e saída de 20° e 32°, respectivamente, o modelo foi projetado prioritariamente para o uso em ambiente urbano.
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Fonte: CNN Brasil