O Ministério da Saúde estende a proteção contra a meningite para bebês
A vacina será disponibilizada no Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças de 12 meses de idade, substituindo a formulação anterior, que oferecia prote…

Aumento da disponibilidade da vacina meningocócica ACWY no SUS para crianças de 12 meses
O Ministério da Saúde aumenta a disponibilidade da vacina meningocócica ACWY no SUS para crianças de 12 meses. A mudança começa a valer a partir da terça-feira (1º de julho de 2025), substituindo a dose de reforço da vacina meningocócica C que era aplicada nessa faixa etária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A vacina ACWY oferece proteção contra mais tipos da bactéria que causa a meningite. Anteriormente, essa versão específica estava disponível apenas para adolescentes de 11 a 14 anos no SUS.
O esquema vacinal para bebês inclui as duas doses iniciais da vacina meningocócica C, aplicadas aos 3 e 5 meses de idade, com a novidade de que o reforço aos 12 meses agora será feito com a ACWY.
LEIA TAMBÉM:
● Museu Tailandês remove obras de minorias devido à pressão da China
● Trump questiona números oficiais sobre o mercado de trabalho
● Motta afirma que a anistia desvia a atenção de outras questões prioritárias do Brasil
Crianças que ainda não receberam a dose de reforço aos 12 meses de idade podem ser vacinadas com a ACWY. Aquelas que já completaram o esquema vacinal anterior não precisam receber a nova vacina neste momento.
O Brasil registrou 4.406 casos confirmados de meningite em 2025. Desse total, 1.731 são do tipo bacteriana, 1.584 de origem viral e 1.091 casos com outras origens.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A mudança foi formalizada pela Nota Técnica 77 de 2025, que define os esquemas de vacinação recomendados e oferece orientações para a aplicação da vacina nos postos de saúde em todo o território nacional.
Atualmente, o SUS oferece ainda maior proteção contra as formas mais graves de meningite bacteriana. A vacina ACWY, que anteriormente era aplicada apenas na adolescência, passa a ser disponibilizada também para crianças de até 1 ano, declarou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
A decisão de ampliar a cobertura vacinal faz parte das estratégias do Ministério da Saúde para combater a meningite no país.
Em 2024, o órgão lançou as Diretrizes para o Enfrentamento das Meningitides até 2030, elaboradas em parceria com a sociedade civil e organismos nacionais e internacionais.
Fonte por: Poder 360