Brasil

O Ministério da Saúde iniciou um calendário digital de datas da vacinação


O Ministério da Saúde iniciou um calendário digital de datas da vacinação
(Foto Reprodução da Internet)

Hoje (1º), o Ministério da Saúde do Brasil divulgou um novo guia para a população sobre vacinas no Sistema Único de Saúde (SUS).

É um Calendário de Vacinação em versão digital, disponível para ser acessado através de um site ou baixado em formato PDF para computadores ou celulares.

Continua depois da publicidade

Segundo o órgão, o objetivo do serviço é “ajudar na dose da vacina no tempo certo”. Ele faz parte do Movimento Nacional pela Vacinação, um programa do governo para aumentar as taxas de imunização que o país tinha antes.

O calendário online de vacinação.

A página do Calendário Nacional de Vacinação é organizada por diferentes opções: Criança, Adolescente, Adulto e Idoso/Gestante. Ao selecionar uma categoria, é possível escolher a idade e ver quais vacinas estão disponíveis no Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Continua depois da publicidade

Aqui está um exemplo de calendário digital que pode ser acessado online. Fonte: Ministério da Saúde.

No portal, há informações adicionais sobre as doenças que podem ser evitadas pela vacina ou dose apresentada, assim como o grupo de pessoas que devem recebê-las e quais vacinas são recomendadas.

Segundo o Ministério da Saúde, o site não substitui a caderneta de vacinação, já que ele é apenas um calendário para maior organização de datas e vacinas. A carteirinha física ou digital permanece em vigor e deve ser atualizada nos postos de imunização.

Na mesma plataforma online, os profissionais de saúde têm acesso a informações úteis, como artigos técnicos, atividades de planejamento local e recomendações, que podem ajudar a aprimorar o planejamento de ações e estratégias em nível regional.

O site também possui painéis que mostram a quantidade de pessoas vacinadas contra a covid-19 e a influenza. Além disso, tem um contador chamado “vacinômetro” que registra o número de doses aplicadas em todo o país.


🔥 Recomendado para voçê 🔥