Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Outros
  3. O Ministério Público Federal (MPF) informou que somente a instituição será responsável para tratar da judicialização do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF)

O Ministério Público Federal (MPF) informou que somente a instituição será responsável para tratar da judicialização do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF)

O ministro da Fazenda afirmou que a alternativa para um resultado negativo seria buscar o Supremo Tribunal Federal; A Defesa Pública informará sobre a a…

Por: Redação ZéNewsAi

26/06/2025 16:55

2 min de leitura

Força-tarefa tenta melhorar a imagem do governo na fraude do INS...
▼

A AGU (Advocacia-Geral da União) declarou, em comunicado nesta quinta-feira (26.jun.2025), que somente o titular do ministério, Jorge Messias, fará comunicações sobre os desdobramentos jurídicos da derrubada do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). A afirmação ocorre após o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disser que recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra a decisão do Congresso é uma saída para a questão.

A comunicação sobre os eventuais desdobramentos jurídicos do caso será feita exclusivamente pelo próprio advogado-geral, no momento adequado.

O governo avalia três alternativas para tratar do Imposto sobre Operações Financeiras.

Leia também:

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

As opções incluem recorrer ao STF, buscar novas fontes de receita ou realizar cortes adicionais no orçamento, o que, para ele, “irá pesar para todo mundo”. A declaração foi feita em entrevista à Folha de S.Paulo nesta 5ª feira (26.jun.2025).

O ministro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a escolha do rumo a ser seguido dependerá do presidente. Segundo o ministro, “[a decisão do Congresso] é flagrantemente inconstitucional”, na opinião dos juristas do governo.

A Advocacia-Geral da União informará que, antes de qualquer decisão relacionada à judicialização, a equipe econômica e Luiz Inácio Lula da Silva serão consultados.

A Advocacia-Geral da União informa, em resposta às notícias divulgadas na mídia sobre a judicialização do Decreto do IOF, que não há qualquer decisão tomada nesse sentido. Todas as questões jurídicas serão abordadas tecnicamente pela AGU, após oitiva da equipe econômica.

O Instituto de Orçamento Fiscal.

Em 22 de maio, o governo publicou o decreto que elevava o IOF. A princípio, a ação visava reforçar a arrecadação tributária da União. Posteriormente, o assunto gerou conflito entre os Poderes Executivo e Legislativo.

Após o anúncio, o governo revogou parcialmente o decreto, porém sem oferecer uma compensação. A projeção de arrecadação diminuiu de R$ 20,5 bilhões para R$ 19,1 bilhões.

Haddad participou de uma reunião com Hugo Motta e líderes partidários para debater o IOF em 8 de junho, diante das divergências sobre as medidas apresentadas.

Após o encontro, informou-se que uma porção do decreto foi mantida. Adicionalmente, outros tributos seriam aumentados para compensar a queda na arrecadação proveniente do IOF.

Em 11 de junho, o governo publicou a MP (Medida Provisória) com alterações na tributação de aplicações financeiras e aumento da carga tributária para certos tipos de empresas. A medida substituiu o aumento do IOF.

A Câmara dos Deputados aprovou, por 383 votos a 98, o Projeto de Decreto Legislativo 314 de 2025, que revoga integralmente o decreto do governo, em resposta à insatisfação com a Medida Provisória e ao aumento de outros impostos.

Fonte por: Poder 360

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Advocacia-Geral da UniãoImposto sobre Operações FinanceirasMinistério Público FederalSupremo Tribunal FederalTributação
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Invest

UBS Corta Projeções para C&A: Queda no Tráfego e Ajustes Urgentes!

06/01/2026 15:34 | 3 min de leitura

● Bolsonaro em Hospital: STF Decide Destino e Acompanhamento Médico do Ex-Presidente

06/01/2026 15:06 | 1 min de leitura

● Espírito Santo em Crise: Chuvas Históricas Desencadeiam Desastres e Alerta Máximo!

06/01/2026 15:21 | 2 min de leitura

● IA Revoluciona Estratégias Empresariais: Visão Estratégica Impulsiona o Sucesso!

06/01/2026 15:47 | 2 min de leitura

● Petrobras Suspende Perfuração do Poço Morpho Após Vazamento Grave no Atlântico!

06/01/2026 15:59 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!