O ministro Alexandre de Moraes determina o bloqueio de contas de Marcos do Val após sua viagem ao exterior
Senador afirmou não ter fugido do Brasil e declarou que esteve nos Estados Unidos para passar o período de recessivo com sua filha.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), proferiu uma decisão importante ao determinar o bloqueio das contas bancárias do senador Marcos do Val. O parlamentar está sendo investigado por supostamente coagir autoridades, incluindo integrantes da Polícia Federal. Adicionalmente, a decisão de apreender o passaporte do senador foi aprovada pela primeira turma do STF em fevereiro.
Contudo, recentemente, Marcos do Val viajou para os Estados Unidos, justificando que sua documentação está em ordem e seu passaporte diplomático permanece válido até 2027. Ele declarou ter solicitado autorização ao ministro para a viagem durante o período de recessão parlamentar, porém o pedido foi recusado.
Em resposta às acusações, o senador publicou uma nota defendendo-se, afirmando que não burlou as regras da justiça e que está comprometido com a legalidade. Apesar de suas declarações, suas contas permanecem bloqueadas, e ele enfrenta críticas por desrespeitar as imposições judiciais. A situação de Marcos do Val não é inédita, pois ele já esteve envolvido em outras controvérsias semelhantes. A expectativa é que, ao retornar ao Brasil, ele possa enfrentar novas medidas legais devido à sua viagem não autorizada.
Leia também:
Janja declara envio de ajuda humanitária do Brasil à Faixa de Gaza e critica países ricos
Ciro Gomes deixa o PDT e avalia PSDB e União como novas opções políticas
Zanin derruba lei de desoneração, mas mantém reoneração gradual em decisão crucial
A resposta de Marcos do Val.
O senador filmou um vídeo em que se vê em um parque de diversões em Orlando, nos Estados Unidos. Ele afirmou não ter fugido do Brasil e declarou que viajou ao país americano para “desfrutar do período de recesso”, do qual estava afastado há dois anos e meio.
Marcos do Val declarou, em gravação divulgada em seu canal no YouTube, que utilizou o passaporte diplomático para entrar nos Estados Unidos e que não o entregou à Polícia Federal, conforme determinado inicialmente pelo ministro. “Eu não tenho motivo para fugir. Não respondo a nenhum processo, não sou denunciado por nenhum crime. O que o Alexandre de Moraes fez, tentar suspender meu passaporte, eu não entreguei à Polícia Federal porque é uma violação, um crime contra a Constituição”, afirmou o parlamentar.
Com informações de Janaína Camelo.
Reportagem gerada com o uso de inteligência artificial.
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)