Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Outros
  3. O ministro Alexandre de Moraes deve encaminhar o recurso apresentado por Bolsonaro à 1ª Turma do STF

O ministro Alexandre de Moraes deve encaminhar o recurso apresentado por Bolsonaro à 1ª Turma do STF

O governo questiona a medida da prisão domiciliar e busca que a decisão seja avaliada pelo plenário físico do Supremo Tribunal Federal, e não apenas por…

Por: Redação ZéNewsAi

07/08/2025 18:18

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, deverá encaminhar à 1ª Turma da Corte o recurso apresentado pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro contra a decisão que determinou a prisão domiciliar ao ex-chefe do Executivo.

Os advogados interporam recurso na noite de quarta-feira (6 de agosto de 2025, por meio de agravo regimental – instrumento previsto no Regimento Interno do STF para impugnar decisões monocráticas. Nesses casos, o colegiado ao qual pertence o relator, ou seja, a 1ª Turma, tem competência para julgar o recurso.

A turma é composta pelos ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Flávio Dino, Carmen Lúcia e Luiz Fux.

Leia também:

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

A defesa de Bolsonaro solicita a revogação da prisão domiciliar e a submissão da decisão ao plenário físico da Corte. Os advogados argumentam que o ex-presidente não foi impedido de conceder entrevistas ou realizar discursos, e, portanto, não teria infringido as medidas cautelares.

O que está ocorrendo agora.

O advogado criminalista Pedro Bueno de Andrade afirma que o agravo regimental é um recurso admitido contra decisões de relatores no STF. Ele ressalta que, antes de encaminhar o caso ao colegiado, o ministro pode revisar sua própria decisão.

Quando o agravo regimental é interposto pela parte, ele é encaminhado ao ministro relator, que tem a chance de proferir um parecer – isto é, reconsiderar sua própria decisão. Se isso ocorrer, o recurso é solucionado monocraticamente, sem a necessidade de análise pela turma.

Se o relator mantiver a decisão, o recurso deve ser incluído na pauta de julgamento da turma. “Se ele não se retrata, o trâmite natural é que o agravo seja levado ao julgamento do colegiado, que é a turma”, completa o advogado.

O Poder360 consultou a assessoria do STF se Moraes tem intenção de reconsiderar sua decisão ou submeter o caso diretamente à 1ª Turma. Em resposta, o Supremo afirmou ser necessário acompanhar o andamento processual da PET 14.129 e da AP 2668. Declarou ainda que “não há prazo” para que a decisão seja levada à turma.

Moraes atinge em legitimidade.

O ministro Moraes determinou a prisão domiciliar de Bolsonaro após constatar que o ex-presidente infringiu as medidas cautelares que o proibiam de utilizar redes sociais, de qualquer forma.

A Primeira Turma do STF já havia se manifestado anteriormente ao confirmar as medidas cautelares determinadas por Moraes. Em 21 de julho, o órgão colegiado decidiu, por 4 votos contra 1, manter a validade dessas decisões. O julgamento ocorreu no plenário virtual, com o ministro Luiz Fux sendo o único divergente.

A decretação da prisão é mera consequência de uma decisão que já tinha sido tomada pelo colegiado. Nesse sentido, entendo desnecessário levar novamente ao colegiado a decisão que decretou a prisão do ex-presidente.

Contudo, o advogado considera que, considerando a importância do caso, uma nova análise pela turma pode fortalecer a legitimidade da decisão.

Estamos discutindo um caso bastante comentado. No âmbito do processo, haveria maior respaldo a referendo da turma em relação à decretação. Embora eu não considere isso essencial do ponto de vista jurídico, o ministro obtém maior legitimidade,” conclui.

Fonte por: Poder 360

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
agravo regimentalAlexandre de Moraesprisão domiciliar BolsonaroSTFSupremo Tribunal Federal
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Invest

UBS Corta Projeções para C&A: Queda no Tráfego e Ajustes Urgentes!

06/01/2026 15:34 | 3 min de leitura

● Bolsonaro em Hospital: STF Decide Destino e Acompanhamento Médico do Ex-Presidente

06/01/2026 15:06 | 1 min de leitura

● Espírito Santo em Crise: Chuvas Históricas Desencadeiam Desastres e Alerta Máximo!

06/01/2026 15:21 | 2 min de leitura

● IA Revoluciona Estratégias Empresariais: Visão Estratégica Impulsiona o Sucesso!

06/01/2026 15:47 | 2 min de leitura

● Petrobras Suspende Perfuração do Poço Morpho Após Vazamento Grave no Atlântico!

06/01/2026 15:59 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!