O ministro da Defesa de Israel justificou ataques ao Irã em carta à ONU

Israel Katz alega que a República Islâmica financia e armazena grupos como o Hezbollah e os Houthis, e critica a “inércia” do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas.

18/06/2025 12h47

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
AME5660. JERUSALÉN (ISRAEL), 12/06/2025.- Fotografía cedida por el Ministerio de Defensa de Israel que muestra al ministro de esta cartera, Israel Katz (c), y al Jefe de Estado Mayor, Teniente General Eyal Zamir (i) durante una reunión con miembros del Foro del Estado Mayor. El Ejército israelí confirmó la madrugada de este viernes haber bombardeado "decenas de objetivos" relacionados con el programa nuclear de Irán. EFE/ Ministerio de Defensa de Israel /SOLO USO EDITORIAL/SOLO DISPONIBLE PARA ILUSTRAR LA NOTICIA QUE ACOMPAÑA (CRÉDITO OBLIGATORIO)

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, apresentou uma carta ao Conselho de Segurança da ONU, justificando as operações militares do país contra o Irã. No documento, Katz ressalta a “ameaça contínua e direta” que a república islâmica representa para a segurança de Israel e a estabilidade do Oriente Médio. Ele acusa o país de financiar e armar grupos como o Hezbollah, no Líbano, e os Houthis, no Iêmen, além de estar envolvido em ações hostis contra os israelenses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ministro argumenta que as ações de Israel constituem um ato de legítima defesa, conforme previsto na Carta das Nações Unidas, em reação aos atos de guerra intencionais do regime iraniano. Além disso, Katz critica a inércia do Conselho de Segurança, que, em sua visão, reforça o que ele denomina de “eixo do mal”, abrangendo Teerã e Damasco.

O ministro solicita à ONU o reconhecimento do Irã como um ator desestabilizador e a imposição de sanções imediatas ao país. Adicionalmente, ele solicita uma sessão de emergência para debater as ações iranianas, mencionando ameaças recentes de Teerã de retaliar qualquer apoio logístico de países árabes aos Estados Unidos.

LEIA TAMBÉM:

Com informações de Eliseu Caetano.

Reportagem elaborada com a ajuda de inteligência artificial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fonte por: Jovem Pan

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.