O ministro da Saúde, Eduardo Fávaro, afirma que o tempo necessário para se estar livre da gripe aviária é de 28 dias
O ministro declarou que, caso não ocorram mais casos confirmados no período, o Brasil estará cientificamente livre da doença.

O ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, declarou na segunda-feira (19) que o Brasil retomará as exportações de frango para os países que suspenderam a importação da proteína, desde que não ocorram novos casos de gripe aviária em granjas comerciais por um período de 28 dias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O essencial é realizar todo o isolamento e o monitoramento de tudo o que saiu dessa fazenda [do Rio Grande do Sul]. Com isso, cumpre-se o prazo de 28 dias, que é o ciclo desse vírus. Se em 28 dias não houver mais nenhum caso, podemos, com tranquilidade, com base na ciência, informar ao mercado e aos compradores que o Brasil está livre de gripe aviária”, declarou.
Favaro pontuou que, mesmo após o período especificado, alguns países ainda podem apresentar questionamentos e dúvidas sobre a origem da proteína brasileira, não retornando a importar imediatamente. Segundo ele, trata-se de uma prática “normal”.
LEIA TAMBÉM:
● Setor produtivo chinês excede projeções em abril; comércio minorista apresenta resultados abaixo do esperado
● União Europeia reduz previsões de crescimento para a zona do euro, com reflexos em tarifas
● Citi projeta “enchentes” de frango e desvalorização de preços no Brasil
Fonte: CNN Brasil
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE