O ministro declarou que, caso não ocorram mais casos confirmados no período, o Brasil estará cientificamente livre da doença.
O ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, declarou na segunda-feira (19) que o Brasil retomará as exportações de frango para os países que suspenderam a importação da proteína, desde que não ocorram novos casos de gripe aviária em granjas comerciais por um período de 28 dias.
“O essencial é realizar todo o isolamento e o monitoramento de tudo o que saiu dessa fazenda [do Rio Grande do Sul]. Com isso, cumpre-se o prazo de 28 dias, que é o ciclo desse vírus. Se em 28 dias não houver mais nenhum caso, podemos, com tranquilidade, com base na ciência, informar ao mercado e aos compradores que o Brasil está livre de gripe aviária”, declarou.
Favaro pontuou que, mesmo após o período especificado, alguns países ainda podem apresentar questionamentos e dúvidas sobre a origem da proteína brasileira, não retornando a importar imediatamente. Segundo ele, trata-se de uma prática “normal”.
Fonte: CNN Brasil
Autor(a):
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!