O ministro da Saúde, Eduardo Fávaro, afirma que o tempo necessário para se estar livre da gripe aviária é de 28 dias

O ministro declarou que, caso não ocorram mais casos confirmados no período, o Brasil estará cientificamente livre da doença.

19/05/2025 10h59

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, declarou na segunda-feira (19) que o Brasil retomará as exportações de frango para os países que suspenderam a importação da proteína, desde que não ocorram novos casos de gripe aviária em granjas comerciais por um período de 28 dias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O essencial é realizar todo o isolamento e o monitoramento de tudo o que saiu dessa fazenda [do Rio Grande do Sul]. Com isso, cumpre-se o prazo de 28 dias, que é o ciclo desse vírus. Se em 28 dias não houver mais nenhum caso, podemos, com tranquilidade, com base na ciência, informar ao mercado e aos compradores que o Brasil está livre de gripe aviária”, declarou.

Favaro pontuou que, mesmo após o período especificado, alguns países ainda podem apresentar questionamentos e dúvidas sobre a origem da proteína brasileira, não retornando a importar imediatamente. Segundo ele, trata-se de uma prática “normal”.

LEIA TAMBÉM:

Fonte: CNN Brasil

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.