O presidente do Supremo Tribunal Federal defende a regulação da inteligência artificial “para proteger os direitos fundamentais”.
O presidente do STF, ministro Luiz Roberto Barroso, declarou neste sábado (14.jun.2025) que a Corte “não está legislando” ao julgar casos sobre a responsabilização das redes sociais por publicações de seus usuários.
O ministro Barroso afirmou que “O Supremo não está legislando, mas a gente tem que resolver esses 2 casos. E esperamos um bom tempo para ver se o Congresso legislava. Como não veio a legislação, estamos decidindo os casos concretos”.
O processo judicial trata da validade de partes do Marco Civil da Internet, devido a dois recursos apresentados no Supremo Tribunal Federal.
Há um pedido do Facebook, com relator Dias Toffoli, e outro do Google, de relatoria do ministro Luiz Fux.
Compreenda sobre o que se referem os recursos:
Barroso declarou no sábado que o propósito dos julgamentos não era “prejudicar a liberdade de expressão”. Afirmou desejar “moderção”.
O resultado aponta para 7 a 1, o que reforça a necessidade de responsabilização das redes sociais. Restam a serem empossados os ministros Edson Fachin, Nunes Marques e Carmen Lucia.
“Precisamos nos sentar e tentar alcançar a tabulação do que seja consenso com o máximo de moderação, porque a liberdade de expressão é muito importante. Não queremos arranhar a liberdade de expressão. Mas não queremos que determinados comportamentos levem o mundo a um abismo de incivilidade”, declarou.
O presidente do STF também defendeu a regulamentação da inteligência artificial. Ele afirmou que serviria “para proteger os direitos fundamentais”.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!