O Nordeste concentra a maioria das cidades com maior índice de violência do Brasil, aponta pesquisa
Homens jovens, negros e residentes de áreas periféricas são o grupo predominante de vítimas.

As dez cidades mais violentas do país são todas do Nordeste, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2025, divulgado nesta quinta-feira (24).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Há cinco cidades na Bahia, três no Ceará e duas no Pernambuco.
De acordo com o estudo, as cidades do ranking exibem altos níveis de violência letal ligados a conflitos entre organizações criminosas pelo domínio do tráfico de drogas, gerando “encontros sangrentos”.
LEIA TAMBÉM:
● A Defesa Civil emite aviso sobre queda de temperatura em SP até sexta-feira
● Marinha em estado de alerta para ondas grandes no RJ até quinta-feira
● O número de roubos registra queda em SP, atingindo o menor índice em 25 anos
Os estados de Pernambuco e Ceará apresentam participação de menor incidência de polícias nas Mortes Violentas Intencionais, em comparação com cidades do estado baiano.
Em Maranguape (PE), apenas 2% das MVI apresentaram o envolvimento de agentes da polícia. Em Caucaia, no Ceará, e em Cabo de Santo Agostinho, também no Pernambuco, esse percentual foi de 3%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nas cidades baianas, os índices apresentaram valores notavelmente elevados: em Jequié, um homicídio a cada três ocorrências foi cometido por um agente da força policial; em Simões Filho, a taxa foi de um homicídio para cada quatro casos.
Nessas áreas, o perfil das vítimas é majoritariamente de jovens, com idades entre 18 e 24 anos, do sexo masculino, além de negros e residentes de regiões periféricas. Aproximadamente 73% desses jovens faleceram por armas de fogo.
Fonte por: CNN Brasil