O número de empregos formais na área da saúde no DF aumenta acima da média - ZéNewsAi

O número de empregos formais na área da saúde no DF aumenta acima da média

09/11/2023 às 2h36

Por: José News

Imagem PreCarregada

O volume de empregos formais gerados pela área da saúde no Distrito Federal superou a média nacional. Segundo o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), entre os meses de junho, julho e agosto 2023, Brasília registrou crescimento de 1,3%, enquanto o Brasil marcou avanço de 0,9%.

O Brasil fechou agosto com 4,837 milhões empregos na saúde, o maior número desde o início da série histórica do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O IESS considerou os setores público, privado e empregos diretos e indiretos. Houve crescimento de 0,9% no trimestre e de 1,5% no período de 12 meses.

O DF somou 171,7 mil empregos, 2,2 mil a mais do que o volume registrado em maio, quando tinha 169,5 mil vínculos. O resultado brasiliense ajudou a puxar o bom desempenho do Centro-Oeste, que fechou o mês de agosto com 506,8 postos e teve o maior crescimento percentual do país, de 1,5%.

De acordo com José Cechin, superintendente executivo do IESS, o setor privado foi o responsável pelo crescimento dos empregos na cadeia da saúde no Brasil. As regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste se destacaram, pois representam 13% do mercado de trabalho total, enquanto no Brasil essa proporção é de 11%.

Segundo Cechin, a região Centro-Oeste, além de ser a que mais cresceu, percentualmente, também tem a maior concentração de empregados em relação à população (2.998/100.000 hab).

Leia também:

As empresas que empregam mais pessoas na área da Saúde.

Depois do Centro-Oeste, as regiões que mais cresceram, no mesmo recorte, foram o Norte (1,3%), Sul (1%), seguidas pelo Sudeste (0,9%) e Nordeste (0,5%). As três maiores empregadoras da cadeia da saúde, no entanto, são Sudeste (2,4 milhões), Nordeste (937 mil) e Sul (711,6 mil).

Dos 4,8 milhões de empregos gerados, a maioria (81%) está no setor privado com carteira assinada. Dentro desse setor, metade das oportunidades, cerca de 2,4 milhões, estão concentradas na região Sudeste do país. O IESS é uma organização sem fins lucrativos que se dedica ao estudo da saúde suplementar.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.