O ovo é um componente essencial na dieta de quase todos os fisiculturistas, devido aos seus inúmeros benefícios
25/04/2025 às 13h44

Para o treinamento, identificar os benefícios do ovo é essencial. É frequente encontrar o ingrediente em abundância nas dietas de praticantes de musculação.
O alimento permaneceu por muito tempo na lista de alimentos proibidos e, ainda hoje, é bastante criticado. Contudo, a realidade é que suas vantagens são inúmeras e, conforme a nutricionista Carolina Lara, ele deveria estar em primeiro lugar na lista de compras.
Ovo: vilão ou herói da dieta?
Baixo custo, alto valor nutritivo e rápida absorção são alguns dos benefícios do ovo. “Ele é rico em colesterol, uma gema contém em média 180 mg, mas isso não é motivo de preocupação”, esclarece a profissional. Ela explica que o colesterol de gordura saturada, como o presente em manteiga, carne vermelha e queijos amarelos, é mais impactante para a saúde.
Ademais, ela ressalta que o colesterol encontrado no ovo é essencial para diversas funções do corpo. “Nosso organismo requer colesterol para a produção de hormônios (testosterona, hormônio anabolizante natural do corpo que é incentivado pelo exercício com carga) e vitamina D, a fim de garantir a saúde das células.”
LEIA TAMBÉM:
● Ozempic versus cirurgia bariátrica: qual abordagem é mais eficaz para a perda de peso?
● Mosca de banheiro entra no olho de jovem e provoca reação intensa
● Semente com alto teor de cálcio contribui para o fortalecimento ósseo, porém é pouco utilizada
Leia a reportagem completa no SportLife, parceiro do Metrópoles.
Acompanhe a linha editorial de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e esteja sempre informado sobre as novidades do assunto!
Fonte: Metrópoles