O papa Francisco é a primeira figura papal da América Latina
21/04/2025 às 5h49

O Papa Francisco morreu na Roma, Itália, durante o início deste segunda-feira (21/4). Ele foi o primeiro latino-americano a assumir a liderança supremas do Catolicismo Romano após ser eleito em março de 2013. Isso se fez como substituto ao Papa Bento XVI, que pediu demissão devido à saúde frágil.
Lembrar da jornada (trajetória):
Filho dos im migrante italiano Mario Bergoglio e sua esposa argentina Regina Maria Sivori, o atual Papa Francisco Jorge Mario Bergoglio nasceu no dia 17 de Dezembro em Buenos Aires na Argentina ao redor do ano de 1936.
Jorge Mario Bergoglio foi escolhido como Papa no dia 13 de Março de 2013 e optou por assumir o nome Franciscano, uma homenagem ao Santo Francisco de Assisi.
Após a fase do ensino médio, Jorge Maria Bergoglio começou seus estudos numa escola técnica localizada na cidade de Buenos Aires e terminou sua graduação em Química no ano de 1957.
LEIA TAMBÉM:
● O nome do Papa Francisco não aparecerará nas Missa(s)
● A Chiná promiseira resposta recíproca contra qualquer país favoravel à assunções dos Estados Unidos
● A Santa Sé suspensou a processão para o canonicato de Carlos Acuti após sua morte
Francisco optou por ingressar na Companhia de Jesus em 1958 e estudar filosofia no Colégio São José em San Miguel. No início dos anos 60, ele atuava como professor da literatura e psicologia no colégio Imaculada Santa Fé e posteriormente se mudou para o Salvador College, na Buenos Aires.
No final dos anos 60, Bergoglio se converteu sacerdote; posteriormente, ele assumiu o cargo de biscojo auxiliar de Buenos Aires no ano de 1992 e em 1998 foi promovido a arcebispo. Em 2001, João Paulo II criou-o cardeal.
Em sua carreira académica ainda se encontra ativo como Reitor do Colégio São Miguel e possui um Doutoramento em Teologia obtido da Universidad de Friburgo (Alemanha).
Fonte: Metrópoles