O Papa Leão XIV celebra missa para moradores de rua e refugiados e os convida para almoço

A celebração eucarística ocorreu no santuário de Santa Maria de Albano, próximo à residência papal de Castel Gandolfo, onde o líder religioso dispõe de …

2 min de leitura

Pope Leo XIV addresses attendees as he holds a festive lunch with the poor of the Diocese of Albano Laziale at Borgo Laudato Si, in the garden of the Pontifical Villas in Castel Gandolfo on August 17, 2025. (Photo by Remo Casilli / POOL / AFP)

O papa Leão XIV concluiu suas férias de verão com a presença de dezenas de refugiados, pessoas em situação de rua, imigrantes e voluntários da igreja que os auxiliam. Ele realizou uma missa especial para o grupo e os convidou para um almoço no palacete de verão do Vaticano, às margens do lago, com menu de lasanha e vitela assada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A celebração da missa ocorreu no santuário de Santa Maria de Albano, próximo à residência papal de Castel Gandolfo, onde o pontífice aproveita suas férias. O evento reuniu aproximadamente 110 pessoas atendidas pela Caritas, uma instituição de caridade da igreja local, e voluntários que administram os abrigos, clínicas e escritórios de serviço social da diocese.

Na homilia, o papa ressaltou o “fogo da caridade” que uniu a todos. “Incentivo vocês a não diferenciar entre quem ajuda e quem é ajudado, entre quem aparenta doar e quem aparenta receber, entre quem demonstra pobreza e quem acredita ter algo a oferecer em tempo, habilidades ou auxílio”, declarou. Para ele, na igreja todos são pobres e valiosos, compartilhando a mesma dignidade.

LEIA TAMBÉM!

Posteriormente, o papa almoçou com os convidados. Estavam presentes a refugiada peruana Rosabal León, recentemente chegada à Itália com o marido e dois filhos, e Gabriella Oliveiro, uma romana de 85 anos que reside sozinha, conforme informado pelos organizadores.

O cardápio ofereceu lasanha, berinjela à parmegiana, vitela assada, salada de frutas e sobremesas elaboradas em referência ao papa, denominadas “Dolce Leone”. Ao lado de duas mesas extensas na varanda, o bispo de Albano, Vincenzo Viva, recebeu o papa e os presentes, enfatizando que “compartilhar a refeição juntos acompanha o ensino de Cristo”.

Ele complementou que a igreja contemporânea deve se posicionar ao lado dos mais vulneráveis, dos mais frágeis, dos jovens e daqueles que sofreram por conta das vicissitudes da vida e da história.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O evento ocorreu no Borgo Laudato Si’, centro educacional ambiental do Vaticano localizado nos jardins da residência papal em Castel Gandolfo. O nome do centro é uma referência à encíclica ambiental histórica do Papa Francisco, de 2015, Laudato Si’ (Louvado Seja).

O Leão XIV, nascido Robert Prevost, dedicou sua vida adulta no Peru em prol dos necessitados, inicialmente como missionário agostiniano e posteriormente como bispo. Antigos paroquianos e colaboradores recordam que ele intensificou o trabalho de voluntários locais, estabelecendo refeitórios e abrigos e coordenando esforços para a construção de usinas de oxigênio durante a pandemia.

Com informações da AFP. Publicado por Carol Santos.

Fonte por: Jovem Pan

Sair da versão mobile