O papa Leão XIV poderá enfrentar diversos desafios durante seu papado
Alguns setores da Igreja defendem uma posição mais conservadora em temas como sexualidade, gênero, matrimônio e imigração.

Com a ascensão de Robert Prevost como Papa Leão XIV, ele enfrenta diversas responsabilidades e desafios como o novo líder da Igreja Católica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O mundo acompanha de perto se ele seguirá a orientação do papa Francisco.
A desaprovação de Francisco em relação à ostentação e seu tom mais brandido em temas sociais recebeu elogios de alguns líderes ocidentais, contudo, persiste uma parcela da Igreja que sustenta uma posição mais inflexível sobre questões como sexualidade, gênero, matrimônio e imigração.
LEIA TAMBÉM:
● Mata de brasileiro Jean Charles pela polícia de Londres marca 20 anos
● “Nossos últimos repórteres em Gaza vão morrer de fome”, afirma a agência AFP
● Rússia sanciona lei que penaliza a busca por conteúdo considerado “extremista”
Ele também deve escolher cuidadosamente quando intervir no cenário mundial. Francisco tornou-se cada vez mais político nos últimos anos de seu papado, defendendo os direitos dos imigrantes, pedindo um cessar-fogo na guerra entre Israel e o Hamas, e sugerindo – para a ira de Kiev – que a Ucrânia agitasse “a bandeira branca” e fizesse concessões para encerrar a guerra na Rússia no país.
Esses conflitos em andamento e a ascensão do populismo e do autoritarismo em escala global impõem um cenário complexo no qual o novo papa atuará, sendo ele próprio uma figura relevante na diplomacia internacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A maneira como Leão XIV tratará dos escândalos de abuso sexual clerical também poderá definir seu papado. Embora Francisco tenha se posicionado defensivamente sobre seu histórico no assunto e tomado algumas medidas importantes para lidar com questões sistêmicas envolvendo abusos, o papa anterior foi acusado por grupos de sobreviventes de não responsabilizar bispos e cardeais acusados de encobrir abusos.
Fonte: CNN Brasil