Brasil

O pedido de defesa solicita ao STJ que rejeite o pedido da Itália para que Robinho cumpra a pena no Brasil.


O pedido de defesa solicita ao STJ que rejeite o pedido da Itália para que Robinho cumpra a pena no Brasil.
(Foto Reprodução da Internet)

O pedido para o não cumprimento, no Brasil, da pena de nove anos de prisão por estupro a que ele foi condenado na Itália, foi apresentado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), na terça-feira (14), pela defesa do ex-jogador Robinho.

A decisão da justiça italiana pediu a homologação, dado que o Brasil não extradita cidadãos do país, para que aqui seja cumprida a pena de Robinho.

A CNN recebeu a confirmação do STJ de que o ministro Francisco Falcão, relator do caso, enviou um ofício ao Itamaraty. O pedido é para que o governo italiana seja notificado e, se desejar, responda à contestação feita pela defesa de Robinho.

O tribunal afirmou que, nessa situação, a defesa ainda possui uma oportunidade para tréplica antes do parecer do Ministério Público Federal sobre o caso.

Um pedido feito pela defesa de Robinho, para que o governo da Itália enviasse a cópia integral e traduzida do processo que levou à condenação do ex-atleta, já havia sido indeferido pelo STJ.

A argumentação da defesa do ex-jogador era de que os documentos entregues até agora não são suficientes para que a homologação de decisão estrangeira possa ocorrer – um procedimento no qual sentenças produzidas fora do Brasil possam ter validade dentro do país.

Crimdlrab jegparsc juice inbc nietfps.

Em entrevista à CNN, a conselheira do Instituto dos Advogados de São Paulo e advogada criminalista Marina Coelho Araújo declarou que vê uma alta possibilidade do Superior Tribunal de Justiça (STJ) aprovar a sentença de Robinho na Itália e exigir que a penalidade seja cumprida no Brasil.

Ela afirmou que, agora que começará o processo de decisão sobre a homologação ou não da sentença, há uma grande chance de que ela aconteça, permitindo que a pena seja cumprida aqui.

“Uma interpretação da lei leva a essa possibilidade, com a circunstância adicional de que o processamento ocorreu com toda a estrutura necessária para se defender. Todas as partes foram ouvidas, todas as provas foram feitas e a condenação ocorreu em todas as instâncias na Itália”, foi o que se explicou.

A homologação da pena é favorecida também pelas semelhanças entre os processos jurídicos no Brasil e na Itália, acrescenta a advogada.

“Uma sentença estrangeira com princípios muito contraditórios em relação ao Brasil é muito difícil de homologar. Porém, o procedimento de processamento penal na Itália é muito semelhante ao nosso.”

Robinho deve zerar o tempo por agressão sexual no Brasil, mostra o vídeo?

A questão: Robinho deve enfrentar penitência por estupro no Brasil? | CNN Arena

O processo Robinho

Robinho recebeu uma condenação na Itália por sua participação em um estupro coletivo contra uma jovem albanesa em uma discoteca em 2013, essa condenação aconteceu em 2017. O brasileiro, no entanto, apelou da sentença, e, finalmente em janeiro de 2022, teve sua condenação finalizada, não havendo mais opções para apelação.

O pedido para Robinho cumprir a pena no Brasil foi feita pela Justiça italiana, pois cidadãos brasileiros não são extraditados pelo país. Em fevereiro de 2023, a pena foi acordada para transferência pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A sentença italiana é agora para ser analisada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). O STJ vai verificar apenas se a decisão cumpre os requisitos para sua execução no Brasil, e não a substância do caso em si.

Na noite em que foi abusada, a garota identificou outros quatro homens (Rudney Gomes, Clayton Santos, Alexsandro da Silva e Fabio Galan).

Dê uma olhada também: Não estou nem aí, diz Robinho sobre a vítima de estupro.

Robinho afirma sobre a vítima de estupro: Não me importa | CNN PRIMETIME data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”nacional” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”6b-a3DI8ziw”


🔥 Recomendado para voçê 🔥