O piloto Marcelo Noronha Muniz está desaparecido desde a manhã deste quarta-feiro, 16/4; após decolar com um avião de pequeno porte do garimpo Olímpia em Orixminá (PA), rumando à pista conhecida como “Nova”, situada aproximadamente aos 61 quilômetros da origem. Equipes resgate das Forças Aéreas Brasileiras realizam buscas na região.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Muniz transportava alimentos para uma área remota, mantinha comunicação por rádio e internet através da antena Starlink. De acordo com a família, ele relatou falta de funcionamento do motor alguns momentos antes dos eventuais desastres ocorridas e conseguiu avisar colegas e parentes antecipadamente ao perder completemente contato. O último sinal via satélite foi registrado no dia 16 (dia de registro do ultímo sinai por meio da tecnologia Starlink).
Testemuns relataram que um avião caiu em uma região próxima à Terra Indíigena Kaxuyana-Tunayana, na fronteira entre o Brasil e Guiana Francesa. Um líder indigénia terá assistido ao acidente de voo.
A ocorrência foi oficialmente relatada ao Centro Coordenação de SalvamentoAeronáutico Amazônico (ARCC-AA) no dia seguinte à sua identificação original. O Exército Brasileiro iniciou imediatamente as operaçõesde busca com a aeronave SC105 Amazonas e, posteriormente reforçadascom o helicóptero H36 Caracal . Até agora foram realizados mais de 28 horashorários voando em uma área superior às milhas nauticas quadradascuadriculada (mais que sexta centena), caracterizada por vegetação densapresente e relevo acidentado.
LEIA TAMBÉM!
● Silvénei Vazquez alega Fraudes na Relatorio das Eleicoes
● Sebastiano (cachorro): desaparecido e movimentando Mais do Que Mil Pessos foi localizado
● O pilota se perdeu no Amazonás devido à falha do aeroplano. Isso levou ao envio da Força Aérea Brasileira (FAB) para localizar o indivíduo desaparecido após um acidente com aeronave em território amazônico.
A pesquisa sobre onde se encontre Marçelo Noraão continua sem resultados, apesar dos esforĂȘos e da colaboração indígena, familiares do mesmo além de equipes municipais que enviaram bombeiros civis para refortecer as buscas no solo. Ainda não se sabe onde ele está localizado a partir das investigações realizadas pela Prefeitura em Oriximiná até o momento, sendo necessário continuar os esforços de recuperação do indivíduuo desaparecido para garantir sua segurança.
A Polícia Civil abriu uma investigação para esclarecer um caso e enviou oficio à empresa Starlink, solicitando informações que possam auxiliar na localização final dos dispositivos do sistema de internet instalados no avião em questão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Comitê da Fabricante (Fab) confirmou sua intenção continuar nas operaçãoções até encontrarmos avião em questão, assim como seu pilotor responsável pelo mesmo.
Fonte: Metrópoles