O presidente da Concacaf recusa a Copa do ano de 2030 que contém 64 seleções

15/04/2025 às 12h02

Por: José News

Imagem PreCarregada
(Imagem da internet).

Campinas, SP, 15 – A ideia do presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, de ampliar o futuro Copa do Mundo de 2030 está enfrentando resistência por parte de alguns dos principais líderes do futebol pelo planeta. Nesta terça-feira, foi a vez de Victor Montagliani, presidente da Confederação das Associações de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf), rejeitar a proposta.

Na semana passada, Domínguez sugeriu um Mundial mais amplo do que a edição de 2026 (que já contará com 48 seleções). Ele propôs uma expansão para 64 seleções em 2030, comemorando o centenário da Copa. Os jogos seriam realizados em seis países e três continentes.

“Montagliani afirmou que expandir a Copa do Mundo masculina para 64 equipes não é o movimento correto para o torneio em si nem para o ecossistema mais amplo do futebol, abrangendo seleções, competições de clubes, ligas e jogadores.”

“Ainda não começamos a nova Copa do Mundo com 48 times, por isso, pessoalmente, eu não acredito que expandir para 64 times seja uma ideia válida.”

LEIA TAMBÉM:

O presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, e o chefe de Concacaf se opuseram à ideia. Também se manifestou contra ela o principal dirigente asiático, o xeque Sheikh Salman bin Ibrahim Al Khalifa.

2026 – Mudança

A Copa do Mundo contou com a participação de 32 times desde a edição de 1998; porém, o próximo mundial, realizado em 2026, marcará uma ampliação no número de equipes para 48. O evento será disputado em três países: Estados Unidos, México e Canadá.

A ideia proposta por Domínguez precisa ser aprovada pela Fifa e seus órgãos internos para sua implementação. Independentemente disso, a Copa do Mundo de 2030 já será disputada de forma excepcional pois sediada em seis países diferentes.

Os três primeiros jogos serão realizados na Argentina, Paraguai e Uruguai em homenagem ao centésimo aniversário da competição, iniciada no solo uruguaio em 1930. A Copa partirá para a Espanha, Portugal e Marrocos como sedes das demais partidas do Mundial sul-americano.

Fonte: Futebol Interior

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.