O presidente da República indica que a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS será criada no segundo semestre
O presidente do Senado definiria o dia 17 de junho como o prazo último para as manifestações dos parlamentares em relação às indicações dos membros do plenário.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), indicou aos líderes partidários da Casa que a Comissão Parlamentar Mista de Investigação (CPMI) sobre o esquema de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) somente será instalada no segundo semestre deste ano.
Na reunião de líderes realizada na quinta-feira (22), o presidente Alcolumbre se comprometeu a analisar o requerimento, fixando o dia 17 de junho como data limite para que as lideranças se manifestem sobre as indicações de membros do colegiado.
A CNN apurou que tal prazo não satisfez a oposição, pois o recesso parlamentar tem início previsto a partir desta data. Assim, segundo líderes, a instalação da CPMI perderia força e tempo útil de funcionamento, o que tem levado a articulações para que a comissão seja efetivamente aberta após o recesso.
Leia também:

Alexandre Frota perde mandato e encerra disputa política após caso Wyllys

Moro é réu no STF: Primeira Turma mantém acusação por acusações contra Gilmar Mendes

Celso Sabino sob risco de expulsão do União Brasil após manobra política
A constituição da CPMI depende da análise do requerimento em sessão conjunta do Congresso Nacional. A oposição pressiona Alcolumbre para que isso ocorra ainda em maio. O Parlamento tem uma sessão prevista para a próxima terça-feira (27). Contudo, os líderes já admitem que ela deve ficar para o início de junho.
Após a reunião, o senador Jorge Kajuru (PSB-GO), declarou que o presidente do Senado teria argumentado que a criação da CPMI, neste momento, pode prejudicar as investigações.
Ele argumentou que, se a CPMI começa já, isso prejudicará o trabalho de investigação da Polícia Federal e dos demais órgãos. É preciso esperar para ver quem realmente tem culpa e, aí, a CPMI poderá dar sequência à investigação.
Fonte: CNN Brasil
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)