O Presidente Dino promove audiência pública no STF para tratar de emendas constitucionais
O ministro redigina as ações que discutem a constitucionalidade do mecanismo.

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, promoveu para o dia 27 de junho uma audiência pública para tratar das emendas impositivas. O debate ocorre em razão de ações que questionam a constitucionalidade das emendas no STF.
A ausência de clareza em relação às emendas representa o principal conflito entre Dino, relator das ações, e o Congresso. A proposta da audiência visa coletar informações que auxiliem o Judiciário a progredir na análise dos processos e não envolverá discussões sobre acusações, alegações de improbidade ou casos de desvio de recursos públicos.
As situações são analisadas em Inquéritos Policiais e Ações Penais em curso no STF e/ou outras instâncias judiciais. A Audiência Pública no STF versará exclusivamente sobre controvérsias constitucionais e reflexões sobre possíveis decisões nas ações de controle abstrato já ajuizadas, afirmou Dino no despacho.
Leia também:

Juiz do STF solicita pena para Trump por tarifas, sofre multa de Barroso

EUA criticam Moraes e intensificam crise diplomática com o Brasil

Ex-gestor da Polícia Rodoviária Federal desmente ter ordenado operação com o objetivo de impedir que eleitores da região Nordeste comparecessem às urnas em 2022
Na quinta-feira, 15, Dino concordou em parte com as justificativas da Câmara dos Deputados e do Senado em relação às emendas de comissão (RP7), mas insistiu na necessidade de assegurar maior transparência no processo.
Fonte: Carta Capital
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)