O presidente do BC americano diz que não há planos para cortes de juros agora
01/11/2023 às 20h12
O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, disse nesta quarta-feira (1º) que o banco central dos Estados Unidos não está pensando em reduzir a taxa básica de juros neste momento.
“A questão dos cortes nos juros simplesmente não vem à tona” neste momento, afirmou Powell em sua coletiva de imprensa após a última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto.
Ele disse que a pergunta que estamos fazendo é se devemos aumentar mais, à medida que as autoridades analisam como podem controlar a inflação e fazê-la voltar para a meta de 2%.
O FED não previu recessão.
O presidente do Fed também afirmou que a equipe do banco central não adicionou um cenário de recessão à previsão que foi compartilhada com as autoridades monetárias antes da decisão de não alterar as taxas de juros.
LEIA TAMBÉM:
● O governo Lula proposta permite aoconsumidor a opção de selecionar o origem daenergia
● O governo de Lula apresenta o Orçamento da Lei do Direito à Operação para 2026, propondo um aumento no salário mínimo
● O conselho do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço expandiu o programa “Minha Casa, Minha Vida” para a classe média
A equipe esperava uma recessão leve, mas decidiu não apresentar essa previsão aos formuladores de política monetária na reunião anterior, em setembro.
Powell fez essa observação em sua entrevista coletiva após a reunião desta quarta-feira. Todos os membros concordaram em manter os juros entre 5,25% e 5,50%.