Economia

O presidente do BC americano diz que não há planos para cortes de juros agora


O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, disse nesta quarta-feira (1º) que o banco central dos Estados Unidos não está pensando em reduzir a taxa básica de juros neste momento.

“A questão dos cortes nos juros simplesmente não vem à tona” neste momento, afirmou Powell em sua coletiva de imprensa após a última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto.

Continua depois da publicidade

Ele disse que a pergunta que estamos fazendo é se devemos aumentar mais, à medida que as autoridades analisam como podem controlar a inflação e fazê-la voltar para a meta de 2%.

O FED não previu recessão.

O presidente do Fed também afirmou que a equipe do banco central não adicionou um cenário de recessão à previsão que foi compartilhada com as autoridades monetárias antes da decisão de não alterar as taxas de juros.

Continua depois da publicidade

A equipe esperava uma recessão leve, mas decidiu não apresentar essa previsão aos formuladores de política monetária na reunião anterior, em setembro.

Powell fez essa observação em sua entrevista coletiva após a reunião desta quarta-feira. Todos os membros concordaram em manter os juros entre 5,25% e 5,50%.


🔥 Recomendado para voçê 🔥