O presidente do Conselho Municipal de São Paulo propôs um “limite” feminino em cargos na Câmara

17/04/2025 às 16h35

Por: José News

Imagem PreCarregada
(Imagem da internet).

São Paulo – Presidente do Conselho Municipal de São Paulo, Ricardo Teixeira (União), protocolou um projeto de resolução que propõem o estabelecimento de tipo quota para mulheres no comando da Câmara. O texto prevê que em pelo menos uma legislatura por ano – cada período dura quarta anos, a presidência do Conselho Municipal seja ocupada pela vereadora.

“O que propongo é obrigar pelo menos um ano de cada quatro [anos] ser uma mulher na Casa por lei. Tentei negociar esse acordo neste ano, mas não conseguimos chegar a ele; contudo já conseguiu-lo para o próximo mandato”, afirmou Teixeira durante entrevista em um programa institucional da Câmara.

Nos seus 133 anos de existência, a AssembleiaLegislativa do estado de São Paulo jamais esteve sob controlepermanentementeporuma mulher.

“O objetivo do quota para gênero é aumentar a participação das mulheres no Parlamento e fornecer uma representação mais justa da sociedade que contém mais de 50% de pessoas femininas, mas mesmo com avanços notáveis, o número de mulHERES em posições de liderança ainda é escasso”, afirma Teixeira.

LEIA TAMBÉM:

Na legislatura atual, a Mesa Diretora da Câmara chegou à um acordo de fazer com que todas as últimas reuniões plenárias semanais sejam presididas por uma mulher, em rotação rotativa. A ideia é que cada uma das 20 vereadoras atuais presida uma sessão ao longo do ano.

No fundos, vereadors afirmam que existe acordo entre o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e a Aliança Brasil para ocupar a presidência da Câmara até 2028. Um entendimento dentro dos filiados do partido prevê um rotação no comando da Casa entre os vereadores dele mesmo grupo político.

Fora do Ricardo Teixeira, a bancada atual da União Brasil na Câmara Municipal de São Paulo é composta por Silva Leite (ou Simplificadamente Silvão), Sílvinho Leite, Pastora Sandra Alves, Adrilles Jorge, Amanda Vettorazzo e Rubinho Nunes.

Fonte: Metrópoles

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.