O presidente Lula acredita que é possível assinar um acordo Mercosul-UE até o final do ano
O presidente defendeu o “esforço de esclarecimento acerca da total compatibilidade da medida com os interesses das duas partes sob a ótica ambiental, comercial e estratégica” para que, assim, fosse estabelecido.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, no domingo (8), que tem convicção de que será possível assinar o acordo entre Mercosul e a União Europeia até o fim de 2025, durante o comando brasileiro no bloco sul-americano. Segundo Lula, a medida será essencial para garantir o multilateralismo em contexto de “ressurgimento do protecionismo”. “Como enfatizei em minha recente visita de Estado à França, é essencial fazer um esforço de esclarecimento sobre a total compatibilidade desse acordo com os interesses das duas partes do ponto de vista ambiental, comercial e estratégico”, disse o presidente no X.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Luísa se encontrou no domingo, em um almoço em Mônaco, com o presidente do Conselho Europeu, António Costa. A presidente estava acompanhada dos ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira; Ciência e Tecnologia, Luciana Santos; e Meio Ambiente, Marina Silva. Segundo Luisa, o governo brasileiro vai buscar, nas próximas semanas, deixar claro as “convergências e complementaridades” entre a agricultura brasileira e europeia. A compatibilidade com o Acordo de Paris também é um objetivo da agenda do Executivo.
O petista afirmou que todos são atores que compartilham a convicção de que a transição energética justa representa oportunidades para construir uma nova agenda de desenvolvimento econômico inclusivo e que assegure a saúde do planeta.
LEIA TAMBÉM:
● Ministro Barroso refuta alegações de caráter autoritário do Poder Judiciário no Brasil
● PT, PDT e Podemos se opõem à escolha de Ricardo Ayres para liderar a investigação
● Moraes indeferiu novo recurso e mantém pena de 14 anos de reclusão para ‘Débora do Batom’
Com informações da AFP.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Jovem Pan