O presidente Lula afirma que o Judiciário americano não demonstra interesse no ex-presidente Donald Trump

O presidente afirmou que não houve “invencionismo” e que Bolsonaro estava preparado para um golpe de Estado.

06/08/2025 20h28

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (republicano), não interferem na atuação do STF (Supremo Tribunal Federal). O processo em que Jair Bolsonaro (PL) é réu foi citado por Trump como um dos motivos para impor tarifas a produtos brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Supremo Tribunal dos Estados Unidos não está fornecendo o mínimo que eu falo. E não pode. A Suprema Corte está julgando Bolsonaro com base nos autos e nas deliberações das pessoas que trabalharam com ele, disse Lula em entrevista à Reuters.

O Poder360 constatou que o ambiente no Supremo não é favorável. Existe insatisfação entre alguns ministros em relação à condução do caso envolvendo Bolsonaro. O ministro determinou a prisão domiciliar do ex-presidente na segunda-feira (4.ago).

LEIA TAMBÉM:

Apesar de declarações de Lula de que o STF não se importa com o que Trump afirma, membros da Corte consideram que já estão sujeitos a entrar em sanções da Lei Magnitsky e atribuem a Moraes essa situação irreversível.

Trump tem se manifestado em apoio a Bolsonaro, afirmando que o Brasil está promovendo uma “caça às bruxas” e que o tratamento recebido pelo ex-presidente é “terrivel”. Ele também solicitou que deixem Bolsonaro “em paz”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lula argumentou que não houve “invencionário” no processo que acusa o ex-presidente e seus aliados por tentativa de golpe de Estado: “Não é a oposição que está acusando o Bolsonaro, não é alguém do Exército de outro país. São os militares e as pessoas que trabalharam com ele que estão fazendo a delação”.

Fonte por: Poder 360

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.