O presidente Lula defende a necessidade de regulamentação das redes sociais por meio do Congresso Nacional
O presidente afirma que aplicativos necessitam de maior controle, tema que gerou discussão após declaração de Janja.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu, neste sábado (24.mai.2025), que as redes sociais sejam regulamentadas no Brasil. A declaração do petista ocorre em um momento em que o debate sobre o assunto se intensificou com a divulgação de que a primeira-dama Janja Lula da Silva conversou com o presidente da China, Xi Jinping, em 12 de maio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Preciso que se discuta com o Congresso Nacional a responsabilidade de regular o uso das empresas neste país. Não é possível que tudo tenha controle, menos o das empresas de aplicativos, afirmou Lula em evento em Mato Grosso para o lançamento do programa Solo Vivo.
Formulário de cadastro
LEIA TAMBÉM:
● Rede de apoio ao governo busca aprovar aumento do Imposto sobre Operações Financeiras
● Sebastião Coelho concorre à vaga de senador pelo partido Novo
● Oposição questiona Janja sobre regulamentação das redes na China
O presidente fez o pronunciamento ao comentar a decisão do governo federal de vedar o uso de telefones celulares por estudantes do ensino fundamental e médio. A determinação foi aprovada por Lula em janeiro.
Acredito que temos o dever moral de garantir que a verdade prevaleça sobre a mentira neste país. Não é viável. Já tomamos a decisão de não permitir a entrada de telefones nas escolas de ensino fundamental e médio. Porque, se não, ninguém presta atenção nas aulas. E nós sabemos o dano que isso causa. Recentemente, vi uma menina que quase cometeu suicídio, devido a acusações, quase tortura por colegas pela internet. Sabe quantas ofensas ela recebe? Quantas provocações?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O petista afirmou que a política está adquirindo a dimensão da mentira, de pessoas maldosas, agressivas, que não respeitam o oponente, que não sabem conviver democraticamente.
É preciso assumir a responsabilidade e evitar que a mentira, a desonestidade e as notícias falsas ocupem espaço, enquanto a verdade é enterrada neste país.
Janja e as redes
Durante o jantar oferecido pelo líder chinês Xi com a comitiva brasileira em Pequim em 12 de maio, Janja solicitou a palavra para, conforme Lula, esclarecer a situação no Brasil em relação às mulheres e às crianças nas redes sociais. O presidente afirmou que foi dele a iniciativa de fazer uma pergunta a Xi Jinping sobre o TikTok, controlado pela empresa chinesa ByteDance. O vazamento à imprensa sobre o episódio gerou irritação em Lula e críticas de oposição a Janja.
Janja, em entrevista ao podcast “Se ela não sabe, quem sabe?” da Folha de S. Paulo, relatou a conversa que teve. Indicou que o líder chinês mencionou haver dificuldades internas no país em relação às redes sociais, mesmo com a forte regulamentação vigente.
Ele afirmou: “Se aqui não seguir a regra, tem efeito, tem prisão, tem toda uma legislação”. E por que é tão difícil a gente falar disso aqui? Por que é tão difícil a gente falar em outros espaços, sabe? Não é uma questão de liberdade de expressão, estamos falando de vida, estamos falando de crianças.
A declaração gerou novas críticas da oposição, que acusa Janja e o governo Lula de buscarem restringir o uso das redes sociais no país.
Fonte: Poder 360