O presidente Modi visitará a China pela primeira vez em 7 anos

O primeiro-ministro da Índia participará da cúpula da Cooperação de Xangai a partir de 31 de agosto.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi (Partido Bharatiya Janata, direita), viajará à China para participar da cúpula da OCS (Organização de Cooperação de Xangai). A visita, confirmada por uma fonte do governo indiano à Reuters na 4ª feira (6.ago.2025), será a primeira do premiê em território chinês desde junho de 2018. O encontro se dará em Tianjin, a partir de 31 de agosto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A retomada diplomática entre Índia e China ocorre após um período de tensões, originadas pelo conflito militar de 2020 na região fronteiriça contestada no Himalaia. Modi e o presidente chinês, Xi Jinping, já haviam realizado conversas durante o encontro da cúpula do BRICS, que ocorreu na Rússia em outubro de 2024, o que favoreceu a melhora nas relações bilaterais.

A visita de Modi ocorre também em um momento de tensão nas relações entre Índia e Estados Unidos, que enfrentam sua pior crise em anos. O presidente Donald Trump (Partido Republicano) impôs à Índia tarifas mais elevadas entre seus parceiros asiáticos e ameaçou aplicar sanções adicionais pelas compras de petróleo russo por Nova Délhi.

LEIA TAMBÉM!

Estima-se que a economia indiana possa sofrer um impacto de até US$ 64 bilhões em exportações devido às novas tarifas. Trump também considera a possibilidade de uma tarifa adicional de 10% sobre importações originárias de países do BRICS, incluindo a Índia, por, segundo ele, estarem “alinhados com políticas antiamericanas”.

Até o momento, o governo americano não detalhou qual seria a penalidade específica em relação às compras indianas de petróleo russo. Trump afirmou, na quarta-feira (6.ago), que uma decisão será tomada após uma avaliação dos resultados dos esforços dos EUA por um cessar-fogo na guerra da Ucrânia.

Enquanto Modi se prepara para visitar a China, o Conselheiro de Segurança Nacional da Índia, Ajit Doval, está em Moscou. Segundo a Reuters, Doval discutirá as compras de petróleo russo pela Índia. O tema que ganhou destaque após a recente pressão dos Estados Unidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Ministério das Relações Exteriores da Índia não emitiu resposta à solicitação de comentário da Reuters sobre a visita de Modi à China.

Fonte por: Poder 360

Sair da versão mobile