O presidente Zelenskyu estará presente na missa inaugural do papa Leão XIV, informou o Vaticano

O Brasil contará com a presença do vice-presidente, Geraldo Alckmin.

17/05/2025 11:29

1 min de leitura

O presidente Zelenskyu estará presente na missa inaugural do papa Leão XIV, informou o Vaticano
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky participará da missa de posse do Papa Leão no domingo (18), acompanhado por diversos outros líderes mundiais, anunciou o Vaticano.

A cerimônia de posse do papa Leão XIV, nascido em Chicago e que residiu por longos anos no Peru, acontecerá na Praça de São Pedro, empossando-o como líder dos 1,4 bilhão de católicos romanos em todo o mundo.

O vice-presidente dos EUA, JD Vance, que teve divergências com Zelensky na Casa Branca em fevereiro, comandará a delegação americana. O secretário de Estado Marco Rubio também acompanhará o evento.

Leia também:

O assessor de alto escalão da Reuters afirmou que Zelensky estaria satisfeito em ter encontros com outros líderes durante a missa. Durante sua visita ao Vaticano para o funeral do papa Francisco em 26 de abril, Zelensky conversou diretamente com o presidente dos EUA, Donald Trump, na Basílica de São Pedro.

Rubio conversou no sábado (17) sobre os esforços para finalizar a guerra entre a Rússia e a Ucrânia com o cardeal Matteo Zuppi, que atuou como embaixador do Papa Francisco no conflito Rússia-Ucrânia.

Em declarações a jornalistas antecipadamente à reunião, o principal diplomata dos EUA propôs que o Vaticano pudesse servir como um local para promover o diá.

Rubio afirmou que não consideraria aquilo um corretor, mas sim um local onde ambas as partes se sentiriam à vontade para frequentar.

Estão previstos, entre outros líderes, a presença do presidente de Israel, do Peru e da Nigéria, além dos primeiros-ministros da Itália, Canadá e Austrália, do chanceler alemão Friedrich Merz e da presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Layen, no evento de domingo (18).

O rei Felipe e a rainha Letizia da Espanha, entre outros membros da realeza europeia, também estarão presentes.

O Brasil será representado pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin.

A Rússia será representada pela Ministra da Cultura, Olga Lyubimova, ao Vaticano.

Fonte: CNN Brasil

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)