O primeiro-ministro canadense se reunirá com Trump na terça-feira que vem

Encontro se segue acusação de Mark Carney sobre tentativa de destruição do Canadá por presidente dos EUA.

02/05/2025 21h29

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, anunciou que viajará a Washington na terça-feira seguinte para se reunir com Donald Trump, após uma campanha eleitoral na qual o presidente dos EUA acusou o Canadá de tentar destruir o Canadá.

Trump, que declara intenção de anexar o Canadá, implementa tarifas sobre produtos canadenses. Carney considera as ações dos EUA como traição e, durante a campanha, mencionou a necessidade de promover diás para estabelecer novos vínculos de Segurança e Defesa.

“Nosso antigo relacionamento, com a crescente integração, encerrou-se. As questões atuais são como nossas nações irão cooperar no futuro e para onde o Canadá irá,” declarou Carney em uma coletiva de imprensa.

O ex-chefe do banco central canadense afirmou que sua experiência em lidar com crises o tornava o candidato ideal para enfrentar Donald Trump. Os liberais, que apresentavam grande desvantagem nas pesquisas até janeiro, conseguiram se recuperar e vencer as eleições de segunda-feira.

LEIA TAMBÉM:

Carney também afirmou que o Canadá deve diminuir sua dependência dos Estados Unidos, visto que estes consomem 75% de todas as exportações canadenses.

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.