O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, anunciou que viajará a Washington na terça-feira seguinte para se reunir com Donald Trump, após uma campanha eleitoral na qual o presidente dos EUA acusou o Canadá de tentar destruir o Canadá.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trump, que declara intenção de anexar o Canadá, implementa tarifas sobre produtos canadenses. Carney considera as ações dos EUA como traição e, durante a campanha, mencionou a necessidade de promover diás para estabelecer novos vínculos de Segurança e Defesa.
“Nosso antigo relacionamento, com a crescente integração, encerrou-se. As questões atuais são como nossas nações irão cooperar no futuro e para onde o Canadá irá,” declarou Carney em uma coletiva de imprensa.
O ex-chefe do banco central canadense afirmou que sua experiência em lidar com crises o tornava o candidato ideal para enfrentar Donald Trump. Os liberais, que apresentavam grande desvantagem nas pesquisas até janeiro, conseguiram se recuperar e vencer as eleições de segunda-feira.
LEIA TAMBÉM!
Carney também afirmou que o Canadá deve diminuir sua dependência dos Estados Unidos, visto que estes consomem 75% de todas as exportações canadenses.
Fonte: CNN Brasil
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE