O professor enfatizou que, mesmo em tempos de guerra, existem normas que devem ser seguidas, sendo proibido atacar a população civil
Especialista ressalta a relevância da Convenção de Viena durante conflitos armados.
O docente de Relações Internacionais da FAAP, Lucas Leite, em entrevista à CNN, comentou sobre o conflito entre Israel e Irã, ressaltando que, mesmo em períodos de guerra, existem normas que precisam ser observadas, notadamente no que se refere à proteção de civis.
Leite ressaltou a relevância dos canais de comunicação em meio a conflitos, indicando que eles são frequentemente alvos de ataques por conta de sua capacidade de disseminar ideias e informações.
O especialista declarou que a lógica por trás de um ataque a esse tipo de local é dificultar a capacidade dos atores de entrar em contato com a população de forma rápida.
Leia também:
Ramón Díaz Sob Pressão: Crise no Internacional e Pedidos de Demissão
André Carrillo no Internacional? Craque do Corinthians fala sobre conversa com Ramón Díaz
Venezuela rejeita anúncio dos EUA sobre recompensa pela prisão de Maduro: “Patético”
O professor também destacou outros aspectos delicados em situações de conflito, como estações de energia, torres de transmissão e antenas de celulares.
Ele afirma que esses alvos são selecionados para desestabilizar toda a estrutura que existe, envolvendo o setor militar, dos ministérios, das secretarias e dos indivíduos.
Leite afirmou que o direito internacional não prevê, em circunstância alguma, ataques que possam atingir civis.
Mesmo a guerra possui regras. Isso está na Convenção de Viena, em várias outras dessas convenções, que estabelece o que pode ser feito.
O especialista também discutiu a sensibilidade da comunidade internacional em relação a ataques a hospitais e outras edificações civis. Ele notou que essa sensibilidade frequentemente é seletiva, variando conforme o agressor e a vítima.
“Infelizmente essa indignação, essa sensibilidade, ela é muito seletiva ainda, o que é um problema, porque quando nós falamos de pessoas e civis, nós estamos falando de vidas humanas, independentemente se elas são de um país ou de outro”, concluiu Leite.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)