O próximo presidente não será uma pessoa, será o Partido dos Trabalhadores, afirma Edinho Silva
Político afirma que partido deve ser “forte” após saída do presidente, embora priorize a busca pela reeleição.

O ex-prefeito de Araraquara (SP) e candidato à presidência do PT, Edinho Silva, declarou nesta segunda-feira (2.jun.2025) que o partido deve permanecer “forte” mesmo com a ausência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas disputas eleitorais. Contudo, ressaltou que a principal prioridade da organização para o ano de 2026 é a reeleição do petista.
Será a construção partidária que terá missões efetivamente históricas. É a construção de um partido forte, que entenda sua missão, que entenda seu papel, que terá de ser forte e estar forte mesmo quando o presidente Lula não disputar mais eleições. A eleição de 2026 efetivamente será a última que o presidente estará nas urnas representando nosso projeto, nossa construção partidária.
Edinho proferiu declarações no 1º debate entre os candidatos à presidência do PT, ocorrido na sede do partido, em Brasília. Também estiveram presentes o deputado Rui Falcão (PT-SP), o secretário de relações internacionais do PT, Romênio Pereira, e o dirigente do partido, Valter Pomar. A eleição será em 6 de julho. O senador Humberto Costa (PT-PE), presidente da legenda, conduziu a abertura, e a secretária nacional de Finanças e Planejamento da sigla, Gleide Andrade, atuou como mediadora.
Leia também:

Museu Tailandês remove obras de minorias devido à pressão da China

Trump questiona números oficiais sobre o mercado de trabalho

Motta afirma que a anistia desvia a atenção de outras questões prioritárias do Brasil
O ex-prefeito de Araraquara é considerado o favorito na disputa. Possui o apoio de Lula e obteve a eliminação de divergências na corrente majoritária do partido, Construindo um Novo Brasil, do qual faz parte.
Após uma possível reeleição, o presidente não deverá concorrer a outros cargos políticos, mas continuará exercendo influência nos destinos do PT. Se Lula for candidato e vencer as eleições em 2026, ele assumirá um quarto mandato aos 81 anos.
O próximo líder após Lula não será uma pessoa, será o PT. O partido, forte e organizado, construirá nomes e processos para que continuemos disputando os rumos da sociedade brasileira.
Edinho declarou que as eleições de 2026 são fundamentais para o partido. “Implica na manutenção do nosso processo não somente da reorganização das políticas públicas que foram destruídas por Bolsonaro, mas para que possamos dar continuidade ao nosso projeto de país”.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)