O que é a Torre 22 onde ocorreu o ataque contra tropas americanas na Jordânia?
30/01/2024 às 8h45
Três soldados dos Estados Unidos foram mortos e dezenas ficaram feridos depois que um drone atingiu um posto militar avançado na Jordânia conhecido como Torre 22.
A seguir estão as informações atualmente disponíveis sobre a base:
Localização
A Torre 22 está localizada em uma posição estratégica na Jordânia, no ponto mais ao nordeste, onde as fronteiras do país se encontram com a Síria e o Iraque.
Tarefa
Sabe-se pouco publicamente sobre a base, mas ela oferece apoio logístico e abriga 350 soldados do exército e da Força Aérea dos EUA.
A Torre 22 está próxima da guarnição de Al Tanf, que fica na fronteira com a Síria. É um local onde alguns soldados americanos estão situados. Al Tanf desempenhou um papel importante na luta contra o Estado Islâmico e faz parte de uma estratégia dos EUA para reduzir a influência militar do Irã na região leste da Síria.
Leia também:
BC Alerta: Exposição de Dados Afeta 8 Mil Chaves Pix do BTG Pactual
Bukele afirma que resultados das eleições marcam história e sugere um partido único
Mais de 900 mil pessoas na Califórnia estão sem energia devido a inundações
A Torre 22 fica próxima das tropas americanas em Tanf. Ela pode ajudar a apoiá-las e combater os militantes financiados pelo Irã na área. Além disso, as tropas podem monitorar os remanescentes do Estado Islâmico na região.
Soldados dos Estados Unidos na Jordânia
O exército da Jordânia recebe um grande financiamento militar dos Estados Unidos.
O reino tem centenas de treinadores dos EUA e é um dos poucos aliados regionais que realiza extensos exercícios com tropas americanas ao longo do ano.
Desde o começo do conflito sírio em 2011, os Estados Unidos gastaram muito dinheiro para ajudar a Jordânia a criar um sistema de vigilância chamado Programa de Segurança de Fronteira. Esse programa tem como objetivo evitar que militantes da Síria e do Iraque cruzem a fronteira.
Muitos detalhes desconhecidos
Não está claro que tipo de armas são mantidas na base, as defesas aéreas usadas e o que exatamente deu errado.