Política

O Senado estendeu o prazo para as cidades criarem plano de mobilidade urbana


O Senado estendeu o prazo para as cidades criarem plano de mobilidade urbana
(Foto Reprodução da Internet)

O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (14), de forma simbólica, o projeto de lei que estende o prazo para que os municípios elaborarem seus Planos de Mobilidade Urbana.

O texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados na última semana e segue para decisão do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que pode sancionar ou vetar a proposta. Não houve alterações no texto.

Continua depois da publicidade

O texto foi inicialmente enviado ao Congresso Nacional por meio de uma medida provisória em julho, mas acabou tramitando no Parlamento como um projeto de lei.

Com a aprovação da medida, cidades com mais de 250 mil habitantes terão até 12 de abril de 2024 para estruturar seus planos. Já o prazo limite para municípios com até 250 mil habitantes será em 12 de abril de 2025.

Continua depois da publicidade

De acordo com o governo, aumentar o prazo vai permitir continuar dando suporte para que os municípios evoluam suas capacidades. Assim, as cidades menores terão tempo suficiente para terminar suas obrigações sem prejudicar a população.

O governo estendeu o prazo pela segunda vez para as prefeituras concluírem seus planos. O prazo inicial era para terminar em 2019, mas em 2020 o Congresso estendeu novamente.

Política Nacional de Mobilidade Urbana

A Política Nacional de Mobilidade Urbana exige que cidades com mais de 20 mil habitantes tenham planos funcionando para receber financiamentos federais para projetos de mobilidade urbana.

O Plano de Mobilidade Urbana é uma regra que exige que as cidades criem e aprovem planos de mobilidade, levando em conta serviços como:

A norma também estabelece que a sistemática de avaliação, revisão e atualização periódica dos planos municipais deve ocorrer em um prazo não superior a 10 anos.


🔥 Recomendado para voçê 🔥