O show “Axêro” inaugura nesta sexta-feira (26) a turnê pelos quilombos do Rio Grande do Sul em Canguçu

Com acesso gratuito, o projeto também oferece oficinas de teatro em seis comunidades quilombolas do estado.

25/07/2025 19:26

2 min de leitura

O show “Axêro” inaugura nesta sexta-feira (26) a turnê pelos quilombos do Rio Grande do Sul em Canguçu
(Imagem de reprodução da internet).

O espetáculo Axêro chega a Canguçu (RS) para apresentação neste sábado (26), às 16h, no Cine Teatro Municipal da cidade. A peça, criação do grupo Tatá, de Pelotas (RS), faz parte do projeto Axêro – Circulação em Quilombos no Sul do Brasil, que tem levado arte e formação cultural para seis municípios do Rio Grande do Sul com forte presença quilombola. A apresentação também será precedida pela Feira Quilombola às 14h.

Após Canguã, o espetáculo Axêro se desloca para Piratini, em 16 de agosto, às 16h, no Clube 13 de Maio. Em São Lourenço do Sul, a apresentação acontece no Ginásio da Comunidade Evangélica da Boa Vista, no 6º Distrito, em 30 de agosto, às 17h.

Outubro promove novos encontros: em Caçapava do Sul, a apresentação será no dia 11, às 10h, na EMEF Augusto Vitor Costa, no Barro Vermelho. Em seguida, Maquiné acolhe o espetáculo no dia 17, às 13h30, no CTG Devotos da Tradição. A jornada finaliza em Osório, no dia 18, às 19h30, no Largo dos Estudantes Sônia Chemale. Todas as apresentações contam com acessibilidade em Libras e possuem entrada gratuita.

Leia também:

Oficinas

A Axêro não se restringe ao palco. Em agosto, o projeto realiza a oficina “Dramaturgia Corpo-Memória”, propondo um mergulho no processo criativo da peça e na construção de narrativas, com ênfase na criação coletiva a partir da memória corporal.

A primeira etapa ocorre em Osório, no dia 22, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30, no Espaço Cultural Conceição. Em seguida, no dia 23, a atividade se realiza em Maquiné, das 10h às 12h e das 13h30 às 16h30, na Sede da Comunidade Quilombola Morro Alto, na BR-101.

Cada encontro é mais do que arte, é um convite à resistência, ao diálogo e à afirmação da cultura quilombola.

Celebração da ancestralidade

Com direção de Maria Falkembach, texto e atuação de Gessi Kœnzgen e João Cruz, Axêro é um ritual poético que celebra a ancestralidade, denuncia violências e ressignifica a história de Pelotas a partir de corpos negros. No palco, a força e a fé no enfrentamento ao racismo estrutural ganham potência estética, transformando a memória em resistência.

O projeto incorpora a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com recursos do governo do estado do Rio Grande do Sul (Pró-Cultura e Secretaria da Cultura) e apoio do Grupo Tatá e do Ministério da Cultura.

Serviço

Âmxêro – Circulação em Quilombos no Sul do Brasil (em Canguçu)

Feira Quilombola: 14h

Apresentação da peça: 16h.

Local: Cine Teatro Municipal de Canguçú | Praça Dr. Jaime de Faria, 749, Centro, Canguçu (RS)

Com a presença de intérprete de Libras.

Fonte por: Brasil de Fato

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)