Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Brasil
  3. O Supremo Tribunal Federal decidiu unânime e manteve a condenação de Zambelli

O Supremo Tribunal Federal decidiu unânime e manteve a condenação de Zambelli

Os ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram nesta sexta-feira (6) por derrubar um recurso da deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP) referente à sua condenação a 10 anos de prisão por invasão aos sistemas eletrônicos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O julgamento teve início às 11h em sessão virtual da Primeira Turma […]

Por: Redação ZéNewsAi

06/06/2025 15:57

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A maioria dos ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta sexta-feira (6) pela manutenção da condenação da deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP) a 10 anos de prisão por invasão aos sistemas eletrônicos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O julgamento iniciou-se às 11h em sessão virtual da Primeira Turma do.

Os ministros Luiz Fux, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino seguiram o voto de Moraes, relator do caso, que considerou o recurso de Zambelli com caráter meramente protelatório, o objetivo somente de atrasar o fim definitivo da ação, o chamado transito em julgado, quando não há mais possibilidade de recurso e o consequente cumprimento da pena.

Leia também:

Aeroviários Mobilizam em Congonhas: Sindicato e Aena Preveem Impacto em Voos

Aeroviários Mobilizam em Congonhas: Sindicato e Aena Preveem Impacto em Voos

Gilmar Mendes Irritado: STF e Congresso em Embate com Mudanças no Impeachment

Gilmar Mendes Irritado: STF e Congresso em Embate com Mudanças no Impeachment

Instabilidade Climática Devasta Brasil: Chuvas, Calor e Temporais Assalam Regiões!

Instabilidade Climática Devasta Brasil: Chuvas, Calor e Temporais Assalam Regiões!

Assim, considerando o caráter manifestamente protelatório do presente recurso, evidenciado pela mera reprodução de argumentos anteriormente apresentados, é de rigor a certificação do trânsito em julgado.

O acórdão determina que o trânsito em julgado e o cumprimento da pena são certificados imediatamente, sem a necessidade de aguardar a publicação da decisão colegiada sobre o caso.

Diante disso, a prisão preventiva de Zambelli — decretada por Moraes após ela ter deixado o país após ter sido condenada — deve ser convertida em prisão para o cumprimento da pena.

A sentença condenatória também acarreta a perda imediata do mandato da deputada, conforme a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. O entendimento da maioria dos ministros é que, por ser a condenação a prisão superior ao máximo de faltas permitidas ao parlamentar, o Judiciário pode determinar a medida.

Todavia, a perda do mandato depende de ato formal da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.

A Primeira Turma também rejeitou recurso de Walter Delgatti, hacker que realizou a invasão aos sistemas do CNJ sob comando de Zambelli. Ele admitiu a prática e identificou a mandante.

Delgatti recebeu condenação a oito anos e três meses de prisão. A decisão judicial também estabelece que os réus devem pagar R$ 2 milhões, solidariamente, por danos materiais e morais coletivos.

A medida foi apresentada ao STF antes de Carla Zambelli se deslocar para a Itália, a fim de evitar a execução da pena. Inicialmente, ela deixou o Brasil com destino aos Estados Unidos. Na tarde de ontem (4), a deputada chegou em Roma, onde permanecerá. Ela possui dupla nacionalidade.

A detenção para efeito de cumprimento de sentença deve reduzir as alegações de perseguição política contra a deputada e viabilizar o suporte jurídico para um possível pedido de extradição.

Após a saída, o advogado Daniel Bialski renunciou à defesa da deputada. Moraes ordenou que a defesa seja conduzida pela Defensoria Pública da União (DPU).

Em situações análogas, o Judiciário italiano concedeu a autorização para a extradição de indivíduos com dupla nacionalidade, tal como ocorreu com o ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, envolvido no escândalo do mensalão.

Carla Zambelli enfrenta nova acusação criminal no STF. Em agosto de 2023, a senadora foi citada a julgamento no Supremo pelo incidente em que sacou uma arma de fogo e perseguiu o jornalista Luan Araújo véspera do segundo turno das eleições de 2022.

A disputa iniciou após Zambelli e Luan trocarem ofensas em um evento político no bairro dos Jardins, em São Paulo.

A Suprema Corte decidiu por 6 votos a 0 em condenar a parlamentar a 5 anos e 3 meses de prisão em regime semiaberto. Um pedido de vista do ministro Nunes Marques suspendeu a finalização do julgamento.

Fonte por: Tribuna do Norte

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Carla ZambelliCNJInvasão de Sistemas EletrônicosSTFTrânsito em Julgado
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Negócios

NASCAR Brasil: Novo Campeonato Movimenta R$ 150 Milhões e Impulsiona Talentos!

08/12/2025 13:28 | 2 min de leitura

● Juíza concede liberdade a mulher envolvida em caso de imigração e laços com Casa Branca

08/12/2025 16:08 | 2 min de leitura

● Wagner Moura em Busca do Globo de Ouro 2026: Concorrentes e Prêmios!

08/12/2025 13:34 | 2 min de leitura

● PP no Paraná Rejeita Candidatura de Moro em 2026: Crise na Federação União Progressista

08/12/2025 16:09 | 1 min de leitura

● Santos Prioriza Permanência de Neymar Após Temporada Frustrante e Planejamento 2026

08/12/2025 13:35 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!