O deputado federal Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) assumiu o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) assinou o decreto na sexta-feira (22), entretanto, foi publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira (25).
A nomeação foi confirmada duas semanas após o plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovar de forma unânime a indicação do parlamentar, que vai ocupar a vaga de Edgard Camargo Rodrigues, no cargo há cerca de 32 anos e que se aposentou após presidir o tribunal por 5 vezes.
Esse foi o primeiro intercâmbio de um conselheiro do TCE-SP das 3 que a Alesp tem a capacidade de nomear durante o governo de Tarcísio de Freitas. A uma nomeação no período, o governador tem direito.
Apesar de ter sido indicado pela Alesp, o governo paulista sugeriu o nome de bertaliolli, que é do partido do secretário de Governo, gilberto Kassab, e do vice-governador, felício Ramuth (PSD).
Durante as negociações, houve resistência por parte de deputados estaduais, que queriam a indicação de um nome da própria assembleia para o cargo.
O tribunal de contas do estado de São Paulo possui a responsabilidade de fiscalizar financeiramente, orçamentariamente e operacionalmente o estado e seus 644 municípios, exceto a capital paulista.
Até os 75 anos, o indicado tem a possibilidade de continuar no cargo, com uma aposentadoria para toda a vida. R$41.348,94 é o salário de um conselheiro.