Internacional

O terceiro grupo de brasileiros e seus familiares começa a sair da Faixa de Gaza


O terceiro grupo de brasileiros e seus familiares começa a sair da Faixa de Gaza
(Foto Reprodução da Internet)

Um novo grupo de brasileiros e seus familiares está deixando a Faixa de Gaza. Por volta das 5h desta quinta-feira (21), no horário de Brasília (10h, no horário local), eles estavam passando pelo controle de imigração na fronteira com o Egito, na passagem de Rafah.

As autoridades israelenses permitiram que 34 pessoas deixassem o território palestino. No entanto, só saberemos o número final de quantos brasileiros e seus familiares concluíram o processo quando a operação terminar.

Continua depois da publicidade

De acordo com informações, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) chamado KC-30 vai partir do Rio de Janeiro rumo ao Cairo, no Egito, às 7 horas desta quinta-feira (21), com o objetivo de repatriar pessoas. Estima-se que o grupo chegará em Brasília no sábado (23), às 8 horas da manhã.

Esta é a terceira operação de resgate de Gaza e ocorre após Israel rever vetos aos pedidos de repatriação do Brasil e autorizar a saída de 16 pessoas.

Continua depois da publicidade

No dia 8, Israel não permitiu que 24 pessoas do Brasil entrassem no país. Isso fez com que muitas delas desistissem de viajar, porque não queriam deixar seus parentes. No final, apenas 47 de 102 pessoas que queriam retornar ao Brasil conseguiram.

Agora, Israel permitiu que 16 pessoas vetadas embarcassem, então os familiares que tinham desistido também poderão viajar para o Brasil.

Hoje, 21 pessoas podem sair de Gaza. Dessas pessoas, 16 têm cidadania em dois países, 17 são palestinas e uma é considerada internacional.

A revisão dos vetos feita por Israel permitiu que algumas pessoas deixassem Gaza, mas ainda existem oito pessoas que não foram autorizadas a sair. No entanto, as razões para esses vetos não são claras, de acordo com fontes diplomáticas.

O ministro Mauro Vieira do Brasil encontrou-se com o chanceler Eli Cohen de Israel em Buenos Aires para solicitar a revisão dos vetos. A reunião ocorreu no dia 9 deste mês no contexto da posse do presidente argentino Javier Milei.


🔥 Recomendado para voçê 🔥