O TRE-RJ planeja registrar a biometria de 4,3 milhões de eleitores em 100 dias
15/02/2024 às 14h29

A cem dias do fim do prazo, cerca de 4,3 milhões de eleitores do Rio de Janeiro ainda não têm a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral. O dado equivale a um terço do eleitorado fluminense. Para melhorar esses números, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) iniciou a campanha #VemPraBiometria, que pretende coletar as digitais de 100% do eleitorado local até 8 de maio.
O estado quer alcançar a meta do TSE de biometrizar todos os eleitoras até 2026. Para checar se já fez a biometria, o eleitor pode usar o site do TRE-RJ. Caso ainda não tenha feito, pode ir a um dos 183 postos de atendimento no estado, de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, sem necessidade de agendar.
Caso não consiga verificar sua situação pela internet, o eleitor pode fazer a consulta ou tirar dúvidas pelo Disque TRE-RJ, no telefone (21) 3436-9000.
A cidade com a maior quantidade de eleitores que ainda não realizaram a biometria é o Rio de Janeiro, onde cerca de dois milhões de pessoas, o que representa 40,39% do total, precisam fazer a coleta das digitais. Em seguida, temos São Gonçalo, com 270 mil eleitores (40,3%), e Nova Iguaçu, com 243 mil eleitores (39,8%).
A biometria melhora a segurança do processo de votação ao verificar se as digitais do eleitor correspondem às cadastradas na base de dados da Justiça Eleitoral.
A chefe do TRE-RJ, Eline Iris, destaca que é muito importante que o eleitor faça o procedimento com antecedência e não deixe para a última hora.
“No dia 8 de maio, além do fim do prazo para a coleta biométrica, também encerra o cadastro eleitoral completo”, afirma a diretora. “É nessa época que muitas pessoas costumam procurar os postos de atendimento para solicitar mudanças de local de votação, domicílio eleitoral ou resolver pendências.”
Leia também:

Procon Goiás Alerta Consumidores: Evite Fraudes na Compra de Azeite de Oliva

A data limite para pedir uma seção acessível para as eleições de 2024 é em julho

O Senador Cid Gomes retornou ao partido PSB durante uma cerimônia em Fortaleza
Iris acrescenta que são “procedimentos que podem ser feitos desde já. Deixar para depois e juntar essa procura com a da coleta da biometria vai gerar um gargalo que resulta em filas. O ideal é resolver tudo o quanto antes, e o TRE-RJ está pronto para recebê-los”..
Atendimento mais fácil
Se você já fez a biometria, não precisa sair de casa para ser atendido. É possível solicitar todos os serviços relacionados à eleição pela internet, usando o TítuloNet.
Para alcançar a meta de 100% de biometrização até maio, além do atendimento em Zonas Eleitorais e nas Centrais de Atendimento ao Eleitor, o TRE-RJ disponibiliza a Justiça Eleitoral Itinerante.
Para ser atendido, o eleitor precisa mostrar um documento com foto e um comprovante de residência emitido há no máximo três meses.