O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) determinou que a área do Alto Corcovado, no RJ, é de domínio da União

A decisão põe fim a uma extensa disputa legal envolvendo a Arquidiocese do Rio de Janeiro, que sustentava ter o direito de explorar comercialmente o esp…

01/08/2025 9:57

1 min de leitura

Lançamento oficial da Festa dos 90 anos do Cristo Redentor, no morro do Corcovado, Rio de Janeiro.
Lançamento oficial da Festa dos 90 anos do Cristo Redentor, no m...

A 21ª Vara Federal do Rio de Janeiro julgou a favor da União em um processo que envolvia a propriedade da área no alto do Morro do Corcovado, onde se encontra o monumento do Cristo Redentor. A decisão, em primeira instância, põe fim a uma longa disputa judicial com a Arquidiocese do Rio de Janeiro. A ação foi proposta em 2020 pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, que buscava o direito de posse sobre as lojas e estabelecimentos comerciais localizados no platô do monumento, alegando que a área é de propriedade do governo federal.

A Igreja Católica sustentava possuir o direito de exploração comercial do local, com a defesa da Arquidiocese fundamentada em um documento de aforamento de 1934, que, segundo a instituição, assegurava o direito de administrar o comércio no entorno da estátua, cuja construção foi financiada com recursos privados.

Reportagem elaborada com o uso de inteligência artificial.

Leia também:

Fonte por: Jovem Pan

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)